sexta-feira, outubro 06, 2006

A PIRÂMIDE RÔTA


Não é muito comum nos nossos tempos que alguem se predisponha a trabalhar por gosto e só por amor a algo. O dinheiro tem cada vez mais importância nos minutos da nossa vida, e todos esses minutos tendem a ser trocados ou vendidos por Euros. Quando alguem se disponibiliza para gratuitamente dar algo de si e do seu tempo em prol dos outros, ficamos admirados e até quantas vezes desconfiados. Há felizmente ainda pessoas para quem o dinheiro não é o motor da sua vida, mas apenas o combustível, que consumido nas proporções correctas para o necessário deixa ainda tempo e disposição para servir os outros. Desses encontramo-los em diversas áreas, repartidos por gostos e carolices, animados às vezes não sabemos porquê, já que como reconhecimento levam apenas desilusões e desagrados. Mas lá continuam com um estoicismo de bradar aos céus como que animados por algo que só eles sentem e que justifica todo o esforço que colocam naquilo a que se dedicam. É graças a esse "maduros" que vive o desporto juvenil em Portugal, desde jogadores a treinadores, passando por dirigentes e apoiantes, tudo é levado a cabo por amor ao desporto, às modalidades e aos clubes. São sem sombra de dúvida o maior número de praticantes e agentes desportivos existentes no País, aqueles que se inserem nestes parâmetros, mas são também aqueles em que menos capital económico é investido pelas entidades federativas. A maioria das federações Nacionais das diferentes modalidades pouca importância lhes dá, endossando fácilmente a sua gestão e regulamentação para as Associações regionais respectivas. Chamam-lhe "a pirâmide", só que esta forma geométrica para estes senhores, tem o "fundo rôto", e o desporto juvenil já há muito que deixou de estar na base. afundando-se cada vez mais no mar das promessas e do "qualquer dia", sem que nada seja feito.

2 comentários:

Francisco Mendes disse...

Caro Mesquita 100% de acordo consigo quando diz que "o desporto juvenil já há muito que deixou de estar na base. afundando-se cada vez mais no mar das promessas e do "qualquer dia", sem que nada seja feito. ". Tem toda a razão, e com "as pressas" dos nacionais comecarem em Janeiro, é o toque final para que o desporto dos jovens vá caindo em sacos rotos mais rapidamente.

Anónimo disse...

Amigo Mesquita
Tal como vós no SCTomar nas camadas jovens, nós também cá andamos a tentar levar a água ao moinho, sem as condições necessárias para esta modalidade, mas com pessoas ternurentas que amam o desporto e principalmente estas crianças.
Tal como vós, andamos a tentar fazer deles H, com personalidade e atitude de pessoas honradas.
Também vai o meu grande abraço para a nossa familia sportinguista de Tomar, e já agora OBRIGADO pelas bonitas palavras que deixou no nosso blog.
Um abraço
Jorge Oliveira

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?