segunda-feira, outubro 30, 2006

UM ANJO NA BALIZA

Na soma dos dias, a vida passa apressada, e raramente nos damos conta das histórias que regem o mundo que está tão perto. Vem isto a propósito daquilo que hoje vos vou contar e que se não fosse o facto de me ter marcado e chamado a minha atenção teria passado perdido no esquecimento.
Era uma vez... E era mesmo, um menino, pequenino, de pele muito branca, cabelos louros e olhos da cor do céu. Por iniciativa dos pais havia escolhido o hóquei em patins como desporto e lá estava ele entre os muitos das "escolinhas" do Sporting de Tomar, rodando, rodopiando, dando trambolhões como todos, mas sempre interessado, com os olhos cor do céu postos com atenção em tudo que lhe era ensinado, absorvendo cada minuto com a sofreguidão de quem vai abraçar o mundo numa hora de treino.
No final do ano o seu desenvolvimento era notório e foi convidado a integrar a equipa de Benjamins, onde alinhou nos jogos de preparação, como jogador de campo. Aí sobressaía a sua forma de patinar, desinibida e rápida com um razoável domínio de bola, mas algo chamou a atenção de todos os que acompanhavam a petizada. Quando colocado em ringue logo o Tiago, assim se chama o "puto", se colocava junto da baliza, assumindo muitas vezes postura de guarda-redes. Mais se notava a atenção que ele dispensava quando o Eduardo Saboga, treinador dos homens da baliza dava instruções aos seus pupilos.
Certo dia confidenciou ao pai que gostava era de ser guarda-redes. Transmitido o desejo ao treinador, e dada a boa prestação em campo, considerou este que tudo não passava de um "desabafo" e manteve o Tiago como jogador de campo, vindo até a participar como tal, no primeiro jogo oficial da época. Mas certo dia, no treino, compareceu apenas o pai, do "puto" nem sombra. Tinha ficado em casa... Se não fosse guarda-redes não voltava ao hóquei em patins...
Contra vontade tão forte não há argumentos. Decidiu-se então que entre perder um jogador de campo e ganhar um guarda-redes, era inevitável a segunda hipótese. O pai lá regressou a casa com a notícia, e ele lá veio, ainda desconfiado, não querendo acreditar que finalmente o seu desejo era realizado. Estava já no balneário a colocar o equipamento de jogo quando apareci por lá levando o equipamento específico de homem da baliza. Dos olhos do Tiago saiu um clarão de felicidade. Naquele momento todo o mundo daquele "anjo" louro era a baliza que o esperava e porque ela tanto tinha esperado. Já na baliza da equipa dos Benjamins completou os seis anos de idade, e a prenda dos pais foi um equipamento de guarda-redes " à maneira". O sonho tomara forma, e o Tiago provou a sua forte personalidade, contrariando tudo e todos, atingiu os seus objectivos... e há quem diga que os mais pequenos não sabem o que querem!
Hoje o Tiago é guarda-redes dos Benjamins dos leõezinhos tomarenses onde com o Gonçalo Neves, outra história também já aqui contada, faz uma dupla que se espera de sucesso.
Parabéns Tiago, ensinaste-nos a forma primeira do verbo querer. Que na vida saibas sempre lutar pelos teus ideais e a eles ser fiel. Ensinaste-nos também a estar mais atentos às vontades dos mais pequenos.

6 comentários:

Francisco Mendes disse...

Muito bem, cinco estrelas... uma história de "força" e de "querer" muito interesante e, acima de tudo, muito bem escrita. Não sei se já disse isto, mas adoro ler os textos que colocam neste blog.

PATINSLOVER disse...

Bonito texto.
Parabéns e um abraço da Suiça.

Pedro Antunes

Anónimo disse...

Amigo Mesquita
É sempre com prazer que leio estas belas histórias.
Escrevo também para lhe pedir que me telefone, para combinar um joguito para dia 11 ou 12 de manhã com os mais novos.
Um abraço
Jorge Oliveira

Anónimo disse...

São destas histórias que o desporto, nos mais novos, precisa!
Por vezes a beleza reside essencialmente nos mais pequenos promenores.
Parabéns pelo texto!

Boa sorte para o Tiago e que ele continue sempre assim, com essa força de vontade que a muitos adultos faz inveja.

Anónimo disse...

Tiago: ainda me lembro da primeira vez que entraste num ringue de hoquei...desde o inicio que mostras te que era esse o lugar que queriasassumir dentrode campo,e se ás vezes nãolutamos por o que queremos tu és um excelente exemplo doquemuita gente deve fazer...os homens não se medem aos palmos, parabéns homemzinho e continua sempre assim...tenho a certeza que um dia vais representar muito bem o clube tal como ja o fazes.Força puto...Eurico

Anónimo disse...

Já agora parabéns pelo texto,muito bom...
5*

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?