quarta-feira, setembro 27, 2006

PAIS E FILHOS...NO DESPORTO


São dias atribulados aqueles que vivemos. O trabalho, a política, a economia, a família, a sociedade de consumo e o seu bombardear constante com o "compre", "faça", "veja", "prove", "leve". Tudo são pretextos para nos alhearmos de realidades bem mais lineares e que estão mesmo na nossa frente. Mas o tempo é implacável, se não definir-mos claramente objectivos de vida quando nos aperceber-mos o momento de escolha já passou e a frustração chegará.
Ser pai ou encarregado de educação é antes de tudo ser o farol dos primeiros tempos da vida dos nossos mais pequenos. E isto não se compadece com tempos perdidos, com atenções viradas de costas para o acompanhamento dos momentos de vida das nossas crianças, com o declinar de apoios na situação presente, no dizer que sim quando se pensa não ou vice versa.
Criar afinidades e objectivos em comum com os nossos miudos é tão importante como garantir que não estão sózinhos nos seus primeiros anos de vida.
A prática desportiva tem neste contexto um factor de união entre pais e filhos. Praticar desporto e sentir-se apoiado pelo progenitor é além de tudo uma forma de criar segurança de vida, de saber que se faz algo de que se gosta, que promove o bem estar físico e intelectual mas que também é um ponto de convergência para o convívio familiar.
Apoiar os nossos filhos no desporto que escolheram é uma das melhores formas de estar presente nos momentos fortes da sua vida, nos seus dias, nas suas alegrias e até nas suas frustrações, mas é estar presente, e isso é o mais importante.
A participação dos pais e encarregados de educação na formação dos seus filhos não se deve cingir apenas à escola, que é o factor obrigatório na formação de qualquer criança, mas também é importante que os mais pequenos se sintam acompanhados e até apoiados nos seus momentos de ocupação opcional tal como na prática desportiva. A colaboração de pais e educadores nos clubes e associações desportivas deve comportar além do espirito clubista ou de carolice, a vontade de participar também ali na formação dos seus jóvens.

4 comentários:

PATINSLOVER disse...

Olá pessoal,

Parabéns por este Blog.

Um grande abraço da Suiça.

Pedro Nuno da Luz ANTUNES (Primo do João Luz de Riachos)
Treinador da Suiça Juniores

Francisco Mendes disse...

Parabéns pela crónica, e ameu ver está muito bem escrita e muito pertinente. Assim dá gosto ler ....

Anónimo disse...

Amigo Mesquita
Estou consigo em tudo o que afirma.
Um abraço
Jorge Oliveira

Anónimo disse...

gostaria de dizer que ganhe quem ganhar, façamos do hóquei uma festa para as crianças, pois eles no dia a seguir andam a brincar na escola.
Com o convite que me foi feito para ser director desportivo DA SECÇÃO JUVENIL DE SANTA CITA, era isto que eu queria que cada jogo fosse uma festa.
e temos que ser nós pais a dar o exemplo, eu por mim quero.
será que todos querem?
VIVA O HÓQUEI EM PATINS! VIVA!!!!!!!!!!!

O DIRECTOR DESPORTIVO DA SECÇÃO JUVENIL DA A.C.R. SANTA CITA.
ERNANI PAULO QUEIROS DINIS BATISTA.

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?