São dias atribulados aqueles que vivemos. O trabalho, a política, a economia, a família, a sociedade de consumo e o seu bombardear constante com o "compre", "faça", "veja", "prove", "leve". Tudo são pretextos para nos alhearmos de realidades bem mais lineares e que estão mesmo na nossa frente. Mas o tempo é implacável, se não definir-mos claramente objectivos de vida quando nos aperceber-mos o momento de escolha já passou e a frustração chegará.
Ser pai ou encarregado de educação é antes de tudo ser o farol dos primeiros tempos da vida dos nossos mais pequenos. E isto não se compadece com tempos perdidos, com atenções viradas de costas para o acompanhamento dos momentos de vida das nossas crianças, com o declinar de apoios na situação presente, no dizer que sim quando se pensa não ou vice versa.
Criar afinidades e objectivos em comum com os nossos miudos é tão importante como garantir que não estão sózinhos nos seus primeiros anos de vida.
A prática desportiva tem neste contexto um factor de união entre pais e filhos. Praticar desporto e sentir-se apoiado pelo progenitor é além de tudo uma forma de criar segurança de vida, de saber que se faz algo de que se gosta, que promove o bem estar físico e intelectual mas que também é um ponto de convergência para o convívio familiar.
Apoiar os nossos filhos no desporto que escolheram é uma das melhores formas de estar presente nos momentos fortes da sua vida, nos seus dias, nas suas alegrias e até nas suas frustrações, mas é estar presente, e isso é o mais importante.
A participação dos pais e encarregados de educação na formação dos seus filhos não se deve cingir apenas à escola, que é o factor obrigatório na formação de qualquer criança, mas também é importante que os mais pequenos se sintam acompanhados e até apoiados nos seus momentos de ocupação opcional tal como na prática desportiva. A colaboração de pais e educadores nos clubes e associações desportivas deve comportar além do espirito clubista ou de carolice, a vontade de participar também ali na formação dos seus jóvens.
4 comentários:
Olá pessoal,
Parabéns por este Blog.
Um grande abraço da Suiça.
Pedro Nuno da Luz ANTUNES (Primo do João Luz de Riachos)
Treinador da Suiça Juniores
Parabéns pela crónica, e ameu ver está muito bem escrita e muito pertinente. Assim dá gosto ler ....
Amigo Mesquita
Estou consigo em tudo o que afirma.
Um abraço
Jorge Oliveira
gostaria de dizer que ganhe quem ganhar, façamos do hóquei uma festa para as crianças, pois eles no dia a seguir andam a brincar na escola.
Com o convite que me foi feito para ser director desportivo DA SECÇÃO JUVENIL DE SANTA CITA, era isto que eu queria que cada jogo fosse uma festa.
e temos que ser nós pais a dar o exemplo, eu por mim quero.
será que todos querem?
VIVA O HÓQUEI EM PATINS! VIVA!!!!!!!!!!!
O DIRECTOR DESPORTIVO DA SECÇÃO JUVENIL DA A.C.R. SANTA CITA.
ERNANI PAULO QUEIROS DINIS BATISTA.
Enviar um comentário