terça-feira, maio 02, 2006

TORNEIO DISTRITAL DE INFANTIS C

Disputou-se no domingo 30 de Abril mais uma jornada do Torneio Distrital de Infantis C.
Os pequenos leões tinham um jogo esperadamente difícil na casa do Santa Cita.
Depois de no domingo anterior terem ganho por cinco golos sem resposta ao Santarem B, era de esperar que os pequenos aguardassem com ansiedade uma partida das mais complicadas, tendo em vista as dificuldades já sentidas com os vizinhos de Santa Cita. O jogo começou com as esperadas dificuldades, sendo a equipa da casa a primeira a marcar. Sem baixar os braços os C de Tomar deram a resposta normal e empataram, de imediato o Santa Cita marcou e colocou-se na posição de vencedor. Depois foi o tudo por tudo dos Sportinguistas que conseguiram empatar o jogo, provando que jogar sobre pressão começa a ser o seu forte. O resultado final, 2-2, sem ser o melhor resultado, foi o possível, mantendo em aberto as esperanças leoninas numa boa classificação final.
Uma palavra apenas ao espírito com que as equipas se apresentaram no ringue, é sabido que a rivalidade entre ambos os clubes é antiga e provem do facto de serem os dois galos de uma mesma "capoeira" na zona do Nabão. Mas daí a incutir no espírito dos mais pequenos a atitude do tudo ou nada vai a distância do querer ou não formar pessoas. Tornar o ringue de hóquei numa feira de vaidades dos mais velhos, servindo-se para isso dos mais pequenos parece-me no mínimo uma atitude pouco inteligente e com riscos no futuro destes.
De tudo vimos em Santa Cita, até um dirigente que parece desconhecer as regras e se impõe pelo cargo que ocupa, sem humildade, dando um mau exemplo para aqueles que o deviam admirar pelo comportamento, mais um e servir-se dos pequenos atletas para ser alguém no burgo. Não pretendo criar clivagens entre as pessoas, mas nada me obriga a ser indiferente quando o que está em jogo é a formação como atleta e homem do meu pequeno leão. Sujeitar o meu filho a situações desportivas com pessoas deste tipo não é de todo salutar no entanto serve também como exemplo do que não se deve fazer, e ele um dia compreenderá e mais facilmente saberá distinguir quem fez algo por ele como atleta e homem e de quem deve afastar-se. Pensar nas crianças antes de pensar nos resultados dos jogos é algo que só os bem formados conseguem fazer. Parabéns ao treinador Rui Nunes que continua a manter intacto o respeito que sempre me mereceu, para comigo formar o meu "mais pequeno".

Sem comentários:

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?