segunda-feira, dezembro 18, 2006

FESTA DE NATAL DA SECÇÃO JUVENIL




No sábado dia 16, realizou-se no Pavilhão Jacome Ratton a Festa de Natal da Secção Juvenil do Sporting Clube de Tomar. Com o patrocínio do McDonald's de Tomar e do Banco Totta e a colaboração dos pais dos nossos atletas.

Conseguiu-se mais uma vez reunir um número apreciável de atletas e familiares num lanche-festa naturalmente dirigido para as hostes miúdas. Além da figura do Pai Natal, este ano desempenhado pelo nosso director desportivo, Paulo Beirante, contámos com a presença do palhaço tomarense "Esparguete" na animação da petizada. Foi uma festa simples onde o objectivo foi alcançado, registando na alegria dos mais pequenos a razão maior para a sua realização.

O Presidente do Clube, Professor Rosa Dias, abriu a reunião da família jovem do Clube com uma breve alocução na qual desejou "um feliz Natal" a todos os presentes congratulando-se por mais esta organização da Secção Juvenil .

segunda-feira, dezembro 11, 2006

OPERAÇÃO "NATAL A DAR"


Concretizou-se no sábado, dia 9, a entrega de tudo o que foi recebido para a acção "Natal a dar", que mais uma vez os Escolinhas do Sporting de Tomar , desta vez com a colaboração da turma do 10º E da Escola Jácome Ratton, levaram a efeito. Como foi noticiado, este ano, as ofertas eram para a Casa da Criança do Olival. Assim recebemos no treino de sábado uma delegação de oito garotos daquela instituição acompanhados da Dra. Cláudia. Além do equipamento de treino, calções e camisola, que foram oferecidos a cada um também calçaram patins de aprendizagem para integrarem a turma de iniciação. Apercebemo-nos então que momentos para nós tão simples tinham tal importância na vida daquelas crianças que ninguém ficou indiferente ao regozijo que os seus rostos espelhavam. Se por mais não fosse só esse tácito agradecimento seria suficiente para todos nós, pais, familiares e amigos dos mais pequenos do Sporting de Tomar, estarem felizes pela iniciativa. Mas não ficou por aí o agradecimento, foi de viva voz, daquelas crianças para quem a vida foi madrasta que ouvimos o reconhecimento por os termos recebido e integrado entre nós.

A segunda parte do dia surgiu quase que por acaso, durante o equipar dos novos atletas, e entre os pais que ajudavam à tarefa de calçar patins, um dos colaboradores era o dono do estabelecimento McDonald's de Tomar, que apercebendo-se da importância daquele dia se prontificou a participar na iniciativa. Depois do treino, todos as crianças daquele grupo foram almoçar ao McDonald's de Tomar, tornando inesquecível aquele dia para quem da vida tem tão pouco de bom para contar. Bem hajam todos os que connosco colaboraram nesta iniciativa, cientes de que não estamos a acabar com os problemas deste Mundo conturbado, mas apenas a fazer aquilo que temos como obrigação, apesar de tudo, quer queiramos ou não somos afinal uns privilegiados. Uma palavra de reconhecimento ao empresário do McDonald's de Tomar, pela disponibilidade e colaboração com que brindou esta iniciativa dos Escolinhas, provando que a posição de comerciante que desempenha como função do seu dia-a-dia não termina na gaveta da caixa registadora. Como seria bom se mais empresários do nosso País tomassem idêntica postura perante a sociedade e em especial para com as crianças a quem a vida voltou as costas...-Não direi que festejamos em arco pela iniciativa, pois tenho a consciência que tudo não passou de uma gota de água no oceano de dificuldades que nos rodeia, mas ninguém nos pode levar a mal, se dissermos que estamos felizes por mais uma vez termos colhido uma experiência que sendo destinada a outros nos ajudou a ter mais perto o sentido da vida.

domingo, dezembro 03, 2006

OPERAÇÃO "NATAL A DAR"

A Secção Juvenil do Sporting Clube de Tomar, através da sua vertente de Escolas, vai este ano mais uma vez levar a efeito a operação "Natal a dar", que consiste na recolha de roupas usadas, alimentos não perecíveis e brinquedos, com vista à sua entrega a uma entidade de auxílio da região. A recolha é feita nas horas de treino do clube no Pavilhão Jacome Ratton e destina-se este ano a ser entregue á "CASA DA CRIANÇA", Sociedade de Promoção Social, obra do Frei Gil, em Aldeia Nova, Olival, Ourém. Aqui apelamos a todos os que connosco queiram participar para que rápidamente façam chegar até nós as vossas ofertas. Esperamos no treino dos escolinhas do dia 9 ou do dia 16 (a confirmar), recebermos uma delegação de crianças daquela instituição, para treinarem com a nossa rapaziada miuda e fazer a entrega de tudo o que tenhamos recebido até ao momento.

SPORTING DE TOMAR - ATLÉTICO DO TOJAL







Mais uma vez o Atlético Clube do Tojal, de Loures, deslocou-se a Tomar com as suas equipas de Escolas e Senior Feminina para dois jogos particulares e amigáveis com o Sporting local.
A tarde iniciou-se com os mais pequenos atletas de ambos os clubes a evoluirem em ringue, marcando para alguns, esta a sua primeira experiência em hoquei em patins, como o ponto fulcral de cerca de um ano de treinos. Foi agradável de ver a rapaziada mais pequena a dar boa conta do que aprendeu, e a pôr todo o empenho em campo defendendo as cores do seu clube. O resultado final de 8-1 favorável aos da casa só prova o mais longo periodo a que treinam, já que a maioria dos pequenos do Tojal só há cerca de dois meses se vêm nestas andanças.
Seguiu-se depois o jogo entre as duas equipas seniores femininas, com a equipa do Tojal, mais experiente, acabou de disputar o Torneio de Abertura da APL, e a equipa de Tomar que na presente época está a passar por um periodo de abstinência no que concerne a competições oficiais. O jogo foi bastante equilibrado, com uma rotação em ringue de ambos os lados, a demonstrar que qualquer das equipas "nem a feijões" gosta de perder. O resultado tangencial de 3-2, favorável às leoas de Tomar, dá conta das dificuldades sentidas neste jogo, bem diferentes das sentidas em encontros anteriores, a evolução destas atletas é francamente notória.
A referida evolução da equipa do Tojal, bem como todo o trabalho de iniciação á patinagem e ao hoquei em patins, que ali se faz, deve-se à carolice e empenho de um tomarense, o Jorge Oliveira, um amigo que mais uma vez veio até nós e que muito prazer nos deu receber naquela casa que é tambem a sua. Por ultimo referir que os encontros se realizaram no pavilhão de Carvalhos de Figueiredo, por ocupação do pavilhão Jacome Ratton. Pelo facto aqui fica um agradecimento à direcção daquela colectividade que com essa cedência possibilitou este encontro.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

E OS BENJAMINS?...


È licita a pergunta, e os benjamins?... Na verdade este ano o Torneio Convívio da A.P.Ribatejo, está escalonado de tal maneira que os Benjamins tomarenses apenas voltam à competição a 14 de Janeiro, para terminarem com o U.F.Entroncamento a primeira volta daquela prova. A desistência da equipa de Coruche naquela prova abriu uma clareira no calendário, já por si largo e sem sentido. Não fora alguns jogos particulares que vamos agendando, e os pequenos leõezinhos seriam apenas espectadores de uma época para esquecer. A secção Juvenil do S.C.Tomar, através da sua secção de benjamins, continua aberta à marcação de jogos particulares deste escalão para que os mais pequenos não percam o "balanço". Assim aqui convidamos equipas congéneres para nos contactarem nesse sentido. Este pode ser um bom local de de contacto, através de "post", ou para o mail :jfmmesquita@gmail.com.

VEM AÍ O ATLÉTICO CLUBE DO TOJAL...



Continuando a preparação da equipa feminina na presente época, vamos receber no sábado, dia 2 de Dezembro a equipa do Atlético Clube do Tojal, em jogo amigável. Esta equipa terminou recentemente a sua participação no Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa, considerado por todos como o primeiro passo para o futuro. Treinada pelo tomarense Jorge Oliveira, a equipa do Tojal apresenta um grupo de atletas fruto das escolas de formação daquele clube. Tambem da formação, apresentam-se em Tomar um grupo de alunos das escolas de hoquei em patins do Atlético do Tojal que aqui defrontarão uma formação mixta das Escolas e Benjamins do Sporting Clube de Tomar. Os encontros decorrerão no Pavilhão de Carvalhos de Figueiredo a partir das 14h30, e as entradas serão livres.

segunda-feira, novembro 27, 2006

ENCONTRO DE AMIGOS







No domingo, dia 26, recebemos em Tomar a equipa de Benjamins do Colégio Minerva do Barreiro. O dia dos visitantes em Tomar iniciou-se com a visita ao Convento de Cristo, onde atletas e pais participaram na actividade, "Pais ao Convento co taxis templarinhos", numa realização conjunta da Direcção do Convento e do CALMA. Seguiu-se depois o almoço dos visitantes e de elementos ligados aos Benjamins tomarenses no Restaurante "Temos Sal" em S.Pedro.
Pelas 15h30 chegaram ao Pavilhão Jacome Ratton, onde a equipa de Tomar os esperava para a vertente desportiva do dia. A alegria da petizada contagiou todos, e eram muitos, os que na bancada assistiram ao jogo. A equipa do SC Tomar, mais experiente nestas andanças, apresentou aqui os novos equipamentos que irá usar esta época com o novo patrocinador, o Café Claustro, e não deixou por mãos alheias os seus créditos ganhando o jogo, mas o mais importante foi conseguido. Conviveu-se com simplicidade e as caras alegres de todos os pequenos atletas eram a prova disso. Obrigado a todos os formadores e pais de ambas as equipas pela prova de civismo demonstrada, provando que os nossos "putos" são mesmo os "principais".
Para ver mais algumas fotos, clique aqui:http://invite.filmloop.com/x?2lh67kyqZQggRzjZXgVKfYJmq/ErSWtT

quarta-feira, novembro 22, 2006

TORNEIO CONVÍVIOS DA APR - BENJAMINS


Disputou-se no domingo dia 19, mais uma jornada do Torneio Convívios da A.P.Ribatejo. Desta feita os pequenos tomarenses deslocaram-se à capital de Distrito para aí defrontarem a equipa A do Hóquei Clube de Santarém. Era grande a expectativa pois era a primeira vez que ambas as equipas se defrontavam na presente época, e se desconheciam quase por completo. Foi uma agradável surpresa, estes "As" escalabitanos mostraram que a lição está a ser aprendida e deram muito boa conta de si. Foi um jogo como há muito não viamos neste escalão, de parte a parte, com ataques consecutivos e respostas prontas, ambas as equipas puseram em ringue um jogo rápido e interessante de seguir, que fez as delícias de quem assistiu. A provar o equilibrio das duas formações, fala por si o resultado final de zero a zero, que raramente se encontra nas partidas desta modalidade. Poderia expressar estarmos perante dois ataques ineficazes, mas nada disso, estávamos sim perante duas defesas bem organizadas, com guarda redes atentos, que deram "show", mantendo intactas ambas as balizas até ao fim. Parabéns às duas formações pela qualidade de jogo com que nos brindaram. Cada vez mais nos convencemos que vale a pena investir na formação dos mais pequenos, com vista a um futuro para eles e para a modalidade. Temos homens...

segunda-feira, novembro 13, 2006

TORNEIO CONVÍVIO DA APR - BENJAMINS




No domingo, dia 12 de Novembro, realizou-se mais um jogo do Torneio Convívios da APR, no Pavilhão Jacome Ratton, que contou com a presença da equipa B do H.C.Santarém frente à equipa do Sporting Clube de Tomar. A equipa Scalabitana composta por um grupo de atletas que pela primeira vez se vêm metidos nestas andanças da competição, oriundos das escolas do clube, foram apesar de tudo dignos representantes da herança desportiva que carregavam e deram em ringue tudo o que tinham. Mesmo com o resultado negativo em golos nunca baixaram os braços e com alegria participaram sempre na tarefa para que tinham sido convocados. A rotação em ringue de todo o plantel, mostrou que o trabalho que se faz por aquelas bandas tem o objectivo da formação eficaz e cuidada. Foi bonito de ver. Quanto aos leõezinhos tomarenses, equipa mais rodada, formada já por dois grupos de jogadores com experiência diferente, teve duas partes distintas, uma em que participaram os jogadores que pelo segundo ano integram esta formação e a outra composta por aqueles que pelo primeiro ano a integram . Embora com mais golos da primeira, a segunda não deixou os seus créditos por mãos alheias, e participou também com eficácia e alegria. A todos, vencedores e vencidos, as nossas saudações, foram dignos representantes das camisolas que envergavam, e mostraram que por cá o hoquei em patins está bem vivo, e que os nossos miudos merecem a nossa atenção.

segunda-feira, outubro 30, 2006

UM ANJO NA BALIZA

Na soma dos dias, a vida passa apressada, e raramente nos damos conta das histórias que regem o mundo que está tão perto. Vem isto a propósito daquilo que hoje vos vou contar e que se não fosse o facto de me ter marcado e chamado a minha atenção teria passado perdido no esquecimento.
Era uma vez... E era mesmo, um menino, pequenino, de pele muito branca, cabelos louros e olhos da cor do céu. Por iniciativa dos pais havia escolhido o hóquei em patins como desporto e lá estava ele entre os muitos das "escolinhas" do Sporting de Tomar, rodando, rodopiando, dando trambolhões como todos, mas sempre interessado, com os olhos cor do céu postos com atenção em tudo que lhe era ensinado, absorvendo cada minuto com a sofreguidão de quem vai abraçar o mundo numa hora de treino.
No final do ano o seu desenvolvimento era notório e foi convidado a integrar a equipa de Benjamins, onde alinhou nos jogos de preparação, como jogador de campo. Aí sobressaía a sua forma de patinar, desinibida e rápida com um razoável domínio de bola, mas algo chamou a atenção de todos os que acompanhavam a petizada. Quando colocado em ringue logo o Tiago, assim se chama o "puto", se colocava junto da baliza, assumindo muitas vezes postura de guarda-redes. Mais se notava a atenção que ele dispensava quando o Eduardo Saboga, treinador dos homens da baliza dava instruções aos seus pupilos.
Certo dia confidenciou ao pai que gostava era de ser guarda-redes. Transmitido o desejo ao treinador, e dada a boa prestação em campo, considerou este que tudo não passava de um "desabafo" e manteve o Tiago como jogador de campo, vindo até a participar como tal, no primeiro jogo oficial da época. Mas certo dia, no treino, compareceu apenas o pai, do "puto" nem sombra. Tinha ficado em casa... Se não fosse guarda-redes não voltava ao hóquei em patins...
Contra vontade tão forte não há argumentos. Decidiu-se então que entre perder um jogador de campo e ganhar um guarda-redes, era inevitável a segunda hipótese. O pai lá regressou a casa com a notícia, e ele lá veio, ainda desconfiado, não querendo acreditar que finalmente o seu desejo era realizado. Estava já no balneário a colocar o equipamento de jogo quando apareci por lá levando o equipamento específico de homem da baliza. Dos olhos do Tiago saiu um clarão de felicidade. Naquele momento todo o mundo daquele "anjo" louro era a baliza que o esperava e porque ela tanto tinha esperado. Já na baliza da equipa dos Benjamins completou os seis anos de idade, e a prenda dos pais foi um equipamento de guarda-redes " à maneira". O sonho tomara forma, e o Tiago provou a sua forte personalidade, contrariando tudo e todos, atingiu os seus objectivos... e há quem diga que os mais pequenos não sabem o que querem!
Hoje o Tiago é guarda-redes dos Benjamins dos leõezinhos tomarenses onde com o Gonçalo Neves, outra história também já aqui contada, faz uma dupla que se espera de sucesso.
Parabéns Tiago, ensinaste-nos a forma primeira do verbo querer. Que na vida saibas sempre lutar pelos teus ideais e a eles ser fiel. Ensinaste-nos também a estar mais atentos às vontades dos mais pequenos.

sexta-feira, outubro 27, 2006

TORNEIO CONVÍVIO DA APR - BENJAMINS

Tiago Graça, o novo guarda-redes

Os Benjamins do Sporting Clube de Tomar disputaram no passado domingo, dia 22, o segundo jogo a contar para o Torneio Convívios da Associação de Patinagem do Ribatejo. Desta feita deslocaram-se ao Pavilhão de Sta. Cita para aí defrontarem a equipa local. Foi um jogo animado e agradável de ver, onde os mais pequenos das duas equipas vizinhas deram tudo o que tinham, sem nunca perder o espírito desportivo que os anima e lhes é incutido. O resultado final pela margem mínima favorável à equipa da casa espelha o equilibrio de ambas as equipas. De notar, e é a experiência de épocas anteriores que o dita, a forma como a equipa do Sporting foi recebida por todos os intervenientes de Sta. Cita, onde a simpatia foi notória e o objectivo demonstrado coincidia com o dos visitantes, primeiro as crianças e a sua formação como atletas e depois os resultados. Assim o Sta.Cita averbou para si mais uma vitória neste Torneio, num jogo em que todos os elementos da equipa participaram, rodando em ringue com regularidade. Os leõezinhos tomarenses alinharam já com dois guarda redes, foi a estreia do novo elemento para as redes de Tomar, o Tiago Graça, que em vésperas de completar os seis anos de idade alinhou pela primeira vez naquela posição, fruto do seu desejo a todos manifestado e finalmente satisfeito, mas disso darei conta em artigo posterior, acreditem que é uma história interessante de conhecer!

segunda-feira, outubro 16, 2006

ENCONTRO DE LEÕEZINHOS


No passado domingo dia 15, no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar, realizou-se um jogo amigável no escalão de Benjamins, que pôs frente a frente os pequenos do Sporting de Tomar e os do Sporting Marinhense. A equipa visitante, recém formada, disputou aqui o primeiro jogo da sua vida, sendo grande a espectativa e o nervosismo dos pequenos da Marinha Grande, que chefiados pelo professor José Santana, viajaram até Tomar guiados pelo sonho de jogar hoquei em patins.
Foi bonito de ver, a ingenuidade e a disponibilidade dos mais pequenos, sem maldade apenas com o gosto de jogar por jogar, dando uma lição de desportivismo que cada vez é mais raro nos nossos dias de competição constante. Para os leõezinhos tomarenses foi mais um jogo para rodarem e se conhecerem, já que esta equipa está ainda a adaptar-se ao novo conjunto formado para a época 2006-2007. O resultado é o menos importante e por isso aqui registamos a boa prestação de ambas as equipas, bem como o bom convívio que proporcionaram a todos quantos nas bancadas assistiram ao encontro.
O dia dos pequenos de Tomar começou com um almoço no restaurante do clube na feira de Sta. Iria, oferecido pela secção juvenil, acompanhados pelo treinador Pedro Nobre, seguindo depois para o pavilhão onde assistiram ao jogo do escalão de Escolares que opôs o SCT ao UF Entrocamento, que os primeiros venceram por 19-0.
Ficamos agora a aguardar uma data para os catraios de Tomar se deslocarem à Marinha Grande para o reencontro de leõezinhos.

quinta-feira, outubro 12, 2006

EQUPA FEMININA REGRESSA AO TRABALHO


Após as férias, seguidas de um periodo de indefinição, regressou já ao trabalho a equipa de hóquei feminino. A estrutura deste departamento independente do S.C.T. foi alvo da atenção da Direcção, no sentido de serem reactivados os treinos regulares. Não faz parte dos planos para a presente época a participação em qualquer competição oficial da equipa o que não implica que se comece já a trabalhar com vista ao futuro. O aproveitar a boa vontade das atletas é a forma encontrada para se traçar um rumo de preparação que tem por base a formação das mais novas e a criação de um espírito de equipa que venha a surtir efeito nas épocas futuras. Espera-se nesta temporada fazer apenas alguns jogos particulares com equipas de outros clubes que estejam em igualdade de circunstâncias com as atletas tomarenses. E se se fala de boas vontades, deve aqui referir-se também a do treinador Manuel Vitorino, que independentemente de outras responsabilidades que tem no hóquei em patins acedeu a colaborar com as jóvens sportinguistas na orientação da equipa.
A todos quantos agora iniciam esta nova fase da vida do hóquei feminino do Sporting Clube de Tomar, o blog HoqueiTomar deseja as maiores felicidades.

domingo, outubro 08, 2006

TORNEIO "CONVÍVIOS" DA A.P.DO RIBATEJO


Realizou-se este domingo dia 8 o primeiro jogo da nova equipa de Benjamins do S.C.Tomar, a contar para o Torneio "convívios" da A.P.R.
No Pavilhão Jacome Ratton defrontaram-se com a formação do H.C. Os Tigres, de Almeirim.
No final do primeiro tempo o resultado favorável à equipa da casa por duas bolas a uma deixava antever uma segunda parte em que tudo se decidiria, como aconteceu, terminando o jogo com o resultado favorável à equipa de Almeirim por três bolas contra duas dos tomarenses.
Ambas as equipas alinharam à partida com nove jogadores, incluindo um guarda redes cada.
A equipa da casa a partir do segundo periodo da primeira parte começou a fazer rodar os seus jogadores, trocando unidades que estavam no banco por aqueles que alinharam à partida com o objectivo de que todos os elementos da equipa, e porque se pretende que seja uma equipa, participassem no jogo para o qual tinham sido convocados. Assim não entendeu o treinador da equipa visitante que terminou o jogo com o cinco inicial, deixando no banco quatro elementos que mais não fizeram que viajar até Tomar para se equiparem e assistir no banco ao jogo dos colegas. São critérios de gestão da formação desportiva que não nos atrevemos a criticar , Limitamo-nos apenas a registar e a ficar atentos, com a certeza de que se tal acontecesse com os nossos garotos não ficariamos decerto felizes com a situação. Felizmente por cá defende-se que mais importante que ganhar é participar, e o objectivo de formar jóvens para o desporto é bem mais importante do que o alcançar meras vitórias domésticas.

sexta-feira, outubro 06, 2006

A PIRÂMIDE RÔTA


Não é muito comum nos nossos tempos que alguem se predisponha a trabalhar por gosto e só por amor a algo. O dinheiro tem cada vez mais importância nos minutos da nossa vida, e todos esses minutos tendem a ser trocados ou vendidos por Euros. Quando alguem se disponibiliza para gratuitamente dar algo de si e do seu tempo em prol dos outros, ficamos admirados e até quantas vezes desconfiados. Há felizmente ainda pessoas para quem o dinheiro não é o motor da sua vida, mas apenas o combustível, que consumido nas proporções correctas para o necessário deixa ainda tempo e disposição para servir os outros. Desses encontramo-los em diversas áreas, repartidos por gostos e carolices, animados às vezes não sabemos porquê, já que como reconhecimento levam apenas desilusões e desagrados. Mas lá continuam com um estoicismo de bradar aos céus como que animados por algo que só eles sentem e que justifica todo o esforço que colocam naquilo a que se dedicam. É graças a esse "maduros" que vive o desporto juvenil em Portugal, desde jogadores a treinadores, passando por dirigentes e apoiantes, tudo é levado a cabo por amor ao desporto, às modalidades e aos clubes. São sem sombra de dúvida o maior número de praticantes e agentes desportivos existentes no País, aqueles que se inserem nestes parâmetros, mas são também aqueles em que menos capital económico é investido pelas entidades federativas. A maioria das federações Nacionais das diferentes modalidades pouca importância lhes dá, endossando fácilmente a sua gestão e regulamentação para as Associações regionais respectivas. Chamam-lhe "a pirâmide", só que esta forma geométrica para estes senhores, tem o "fundo rôto", e o desporto juvenil já há muito que deixou de estar na base. afundando-se cada vez mais no mar das promessas e do "qualquer dia", sem que nada seja feito.

quarta-feira, setembro 27, 2006

PAIS E FILHOS...NO DESPORTO


São dias atribulados aqueles que vivemos. O trabalho, a política, a economia, a família, a sociedade de consumo e o seu bombardear constante com o "compre", "faça", "veja", "prove", "leve". Tudo são pretextos para nos alhearmos de realidades bem mais lineares e que estão mesmo na nossa frente. Mas o tempo é implacável, se não definir-mos claramente objectivos de vida quando nos aperceber-mos o momento de escolha já passou e a frustração chegará.
Ser pai ou encarregado de educação é antes de tudo ser o farol dos primeiros tempos da vida dos nossos mais pequenos. E isto não se compadece com tempos perdidos, com atenções viradas de costas para o acompanhamento dos momentos de vida das nossas crianças, com o declinar de apoios na situação presente, no dizer que sim quando se pensa não ou vice versa.
Criar afinidades e objectivos em comum com os nossos miudos é tão importante como garantir que não estão sózinhos nos seus primeiros anos de vida.
A prática desportiva tem neste contexto um factor de união entre pais e filhos. Praticar desporto e sentir-se apoiado pelo progenitor é além de tudo uma forma de criar segurança de vida, de saber que se faz algo de que se gosta, que promove o bem estar físico e intelectual mas que também é um ponto de convergência para o convívio familiar.
Apoiar os nossos filhos no desporto que escolheram é uma das melhores formas de estar presente nos momentos fortes da sua vida, nos seus dias, nas suas alegrias e até nas suas frustrações, mas é estar presente, e isso é o mais importante.
A participação dos pais e encarregados de educação na formação dos seus filhos não se deve cingir apenas à escola, que é o factor obrigatório na formação de qualquer criança, mas também é importante que os mais pequenos se sintam acompanhados e até apoiados nos seus momentos de ocupação opcional tal como na prática desportiva. A colaboração de pais e educadores nos clubes e associações desportivas deve comportar além do espirito clubista ou de carolice, a vontade de participar também ali na formação dos seus jóvens.

terça-feira, setembro 26, 2006

TORNEIO McDONALD'S 2006


Disputou-se no passado fim-de-semana no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar, o Torneio McDonald’s em hóquei Juvenil, promovido pela secção de Hóquei Juvenil do Sporting Clube de Tomar com o patrocínio do McDonald’s de Tomar.
É manifesta a importância que tem para o desporto juvenil a colaboração dos empresários locais, desta feita foi o estabelecimento McDonald’s de Tomar a dar o exemplo de que a divulgação comercial de um nome ou uma marca, pode ter além do inegável interesse publicitário um cariz de ajuda e apoio ao desenvolvimento do desporto nos escalões mais novos onde a formação é o objectivo máximo, obtendo desta forma uma contrapartida mais justa. Por isto e por tudo o que se viveu este fim-de-semana em Tomar aqui fica uma palavra de incentivo a louvor ao McDonald’s de Tomar bem como a todos os empresários que se dispõem a colaborar para que possamos ter mais e melhor desporto juvenil.
O Torneio contou, alem de todos os escalões de hóquei juvenil do clube da casa, com formações dos diversos escalões do S.L.Benfica, Associação de Educação Física de Torres Vedras, A.Académica de Coimbra, Hóquei Clube de Turquel, A.D.Oeiras e U.D Oliveirense de Oliveira do Hospital. Nesta jornada de desporto e convívio, evoluíram em Tomar durante o fim-de-semana cerca de 220 atletas dos escalões jovens do hóquei patinado português, mostrando a vitalidade de uma modalidade que tantas alegrias tem dado a Portugal.
O Pavilhão Jacome Ratton na cidade do Nabão apresentou-se bem composto de público não só tomarense que quis acompanhar as suas equipas, bem como de visitantes e acompanhantes das equipas convidadas, coroando de êxito esta iniciativa dos leões Tomarenses.
A classificação final ficou assim ordenada:

Benjamins ( de 6 a 8 anos) Escolares ( 9 e 10 anos )
1º - A.E.Física 1º - A.E.Física
2º - S.C.Tomar 2º - S.C.Tomar
3º - S.L.Benfica 3º - S.L.Benfica

Infantis ( 11 e 12 anos) Iniciados ( 13 e 14 anos )
1º - H.C.Turquel 1º - S.L.Benfica
2º - S.L.Benfica 2º - U.D.Oliveirense
3º - S.C.Tomar 3º - S.C.Tomar

Juvenis ( 15 e 16 anos ) Juniores ( 17 a 19 anos )
1º - A.D.Oeiras 1º - S.C.Tomar
2º - S.C.Tomar 2º - A.A.Coimbra
3º - A.A.Coimbra 3º - U.D.Oliveirense

segunda-feira, setembro 25, 2006

OS BENJAMINS NO TORNEIO MCDONALD'S

TUDO PRONTO PARA O PRIMEIRO JOGO
A.E.FÍSICA DE TORRES VEDRAS - OS VENCEDORES
OS LEÕEZINHOS TOMARENSES TOMAM O PESO À TAÇA
Disputou-se no fim de semana 23 e 24 de Setembro, no pavilhão Jacome Ratton em Tomar o Torneio McDonald's em hoquei em patins juvenil, uma organização da Secção de hoquei juvenil do Sporting Clube de Tomar.
O primeiro escalão a entrar em pista foi os Benjamins em jogo que colocou frente a frente as equipas da A.E.Física de Torres Vedras e o Sporting Clube de Tomar. A equipa de Torres Vedras, mais experiente, composta por jogadores no fim do escalão etário definido para benjamins superou os pequenos leõezinhos de Tomar por expressivo 0-5 final. De referir a boa prestação do guarda redes tomarense que com a sua boa exibição evitou um resultado mais alargado. A equipa de benjamins de Tomar realizou aqui a sua primeira prestação da época e fez alinhar 5 jogadores recem promovidos a este escalão oriundos da equipa de Bambis de 2005-2006.
O segundo jogo deste escalão colocou os pequenos tomarenses frente ao S.L.Benfica, em jogo agradável de ver pelo empenho posto em campo, e foi favorável ao Sporting Clube de Tomar pela margem de 5-2.
Este grupo terminou na tarde de sábado a sua prestação no Torneio McDonald's com o encontro entre o S.L.Benfica e a A.E.Física de Torres Vedras, tendo os ultimos vencido por 17-0, sagrando-se assim vencedores do Torneio, cabendo o segundo lugar à equipa do Sporting de Tomar e o terceiro lugar ao S.L.Benfica. Independentemente dos resultados, o Torneio neste escalão valeu pelo convívio entre atletas de tenra idade onde a ingenuidade preveleceu. Foi bonito de ver!

domingo, setembro 24, 2006

SORTEIO REALIZADO NO TORNEIO MCDONALD'S

No final do Torneio McDONALD'S foi efectuado o sortei realizado pela secção Juvenil do S:C:Tomar.
Foram os seguintes os Nos. premiados:
1º prémio -436
2º prémio -217
3º prémio -369

A todos os que participaram os nossos agradecimentos.

domingo, setembro 17, 2006

O REGRESSO DOS ESCOLINHAS


Está já a funcionar a escola de patinagem do S.C.Tomar. O período de captação de novos praticantes estende-se até ao fim de Outubro. Para todos os mais pequenos temos patins para empréstimo. As aulas acontecem no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar à`4ª feira às 18h30m, e aos sábados às 10 horas. Para os pais aqui fica o convite para que os vossos filhos possam averbar mais uma experiência na sua vida, com a certeza de que o risco que correm é o de eles serem "mordidos" por um bichinho saudável que se chama hoquei em patins.

TORNEIO McDONALD'S 2006

Está confirmada a parceria entre o Sporting Clube de Tomar e o estabelecimento McDonald's de Tomar para o patrocínio do torneio Tomar Jóvem 2006. Assim este patrocinador dá o seu nome ao torneio, possibilitando a realização do mesmo nos moldes desejados. O Torneio McDonald's, realiza-se nos dias 23 e 24 de Setembro no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar e será disputado na forma triangular, em todos os escalões de hóquei juvenil, desde Benjamins a Juniores. Algumas alterações, no entanto, hà e registar no que concerne aos clubes presentes. A desistência do Sporting Clube de Portugal por motivos internos a quinze dias do torneio obrigou a um esforço suplementar de contactos, felizmente bem sucedidos.
São os seguintes os clubes participantes, além do clube anfitrião:
Sport Lisboa e Benfica, Hoquei Clube do Turquel, Associação Académica de Coimbra, A.E.Física de Torres Vedras, U.D.Oliveirense e A.D.Oeiras.
As entradas são livres e os jogos iniciam-se pelas 9h30m de sábado com o jogo de Benjamins entre o S.C.Tomar e a A.E.Física de Torres Vedras.

quarta-feira, setembro 06, 2006

ABERTURA DA ÉPOCA 2006-07

Realizou-se no passado dia um de Setembro, sexta feira, a reunião geral da secção juvenil do SCT. Presentes nesta reunião, dirigentes treinadores, atletas e encarregados de educação.
Era o momento há tanto esperado, em especial pelos mais pequenos, para quem as férias da escola são pequenas mas as do hóquei são muito grandes.
Após uma breve alocução do presidente do SCT, professor Rosa Dias, dividiram-se os presentes pelos diversos escalões para uma mais específica informação de horários e projectos para a época.
Agora só resta pôr mãos à obra. Matéria prima não falta e a vontade de começar é muita.
À guiza de aliciante, podemos desde já confirmar a presença do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica na primeira realização da época, o Torneio Tomarjovem a realizar com todos os escalões do hoquei juvenil nos dias 23 e 24 de Setembro no Pavilhão Jacome Ratton.

quarta-feira, agosto 16, 2006

RECORDAR A ÉPOCA 2005-06

COMPANHEIROS DE VIAGEM

Com mais ou menos consciência do facto a verdade é que todos estamos em viagem. Pelos dias, pelos meses, pelos anos, pela vida. E nesta viagem vamos encontrando companheiros com o mesmo objectivo e o mesmo destino. São os companheiros de viagem... São eles que aquecem com ânimo os dias e alimentam de esperança o futuro. Pela mão levamos os mais pequenos com o objectivo de colaborar na construção do seu amanhã. O desporto, é por si só uma forma de relacionamento social que tendo por base a competição nos testa e prepara para os momentos mais difíceis e que infalivelmente durante "a viagem" nos afectam. Tudo isto é filosofia (barata) para compreender os dias e justificar as horas de estar vivo...
Mas nesta viagem os companheiros estão cá. Presentes, com ânimo e com objectivos.
A educação e o desporto quando vistos na óptica do serviço aos outros pode tomar proporções sérias de responsabilidade, por isso divulgar o trabalho de quem por isso se bate não é favor, mas sim antes de mais cumprir uma obrigação. Viajar pela NET, além de um passatempo serve também para descobrirmos afinidades com quem connosco se cruza, e manifesta objectivos comuns. A esses chamamos "companheiros de viagem". Aqui ficam dois endereços de dois companheiros, um já nos cruzamos pessoalmente e colaboramos desportivamente com os nossos pequenos atletas, o outro estamos a descobrir agora e esperamos que o "caminho" nos permita um dia fazer o mesmo.
Falamos do Jorge Oliveira, que encontramos em www.hoqueidotojal.blogspot.com , e do Francisco Mendes que está em www.patinado.blogspot.com .
Visitem-nos, e partam connosco nesta viagem...

quinta-feira, agosto 10, 2006

O REGRESSO DOS ESCOLINHAS


Ultimam-se os preparativos para o início da época 2006/07 nas Escolas de hóquei, vulgarmente conhecidos como os "Escolinhas". Vai voltar ao Pavilhão Jacome Ratton a alegria da petizada.
Com uma reunião preperatória com pais, treinadores e dirigentes no dia 1 de Setembro pelas 21 horas no Pavilhão, iniciam-se os trabalhos da nova época. O primeiro treino dos "escolinhas", está marcado para o dia 9 de Setembro, sábado, pelas 10 horas.
Aproveitamos para pedir a todos que nos visitam neste blog para divulgarem as nossa escolinhas de hóquei, a fim de receber-mos novos praticantes. Estaremos em fase de captação de novos atletas até ao final de Outubro. Para essa captação, como já aconteceu no ano passado, temos ao dispôr patins para emprestar a todos quantos queiram correr o risco de serem atacados pelo "bichinho" do hóquei em patins.
A todos os nossos atletas desejamos a continuação de boas férias, e pedimos que sejam pacientes pois está quase a recomeçar mais um ano de animação desportiva porque todos anseiam.

TORNEIO TOMAR-JÓVEM 2006

Está em preparação o Torneio Tomar-Jóvem na sua edição de 2006. Espera-se realizar esta iniciativa nos dias 23 e 24 de Setembro. Estão feitos contactos com clubes nacionais nos escalões de benjamins (antigos infantis C) , escolares (ex infantis B), infantis A, iniciados, juvenis e juniores. De entre os clubes convidados contam-se o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica.
Também, e no sentido de custear o referido evento estamos a desenvolver contactos para o patrocínio do torneio, com a eventual cedência do nome a um patrocinador, pelo que só provisóriamente ainda lhe chamamos Torneio Tomar-Jóvem 2006. Brevemente daremos mais notícias.

JORNALINHO DO HOQUEI Nº6


Foi já editado o Jornalinho do Hoquei nº 6, orgão informativo da secção Juvenil do SCT.
Criado no início da época passada, este periódico tem o intúito de levar a informação através da palavra escrita e da imagem aos muitos adeptos, familiares e amigos dos nossos atletas mais novos.
Inicialmente previsto para uma edição com periodicidade mensal, cedo nos apercebemos das dificuldades que a disponibilidade de tempo e meios nos impunha. Ficámos por seis edições na época, o que não sendo o objectivo inicial é por si só a demonstração de querer cumprir minimamente com os compromissos assumidos para com os patrocinadores e os leitores.
Conscientes das dificuldades, estamos já a assegurar para a época 2006/07 a edição mínima de seis "Jornalinhos", considerando este o número mínimo para assegurar uma informação em tempo e qualidade aceitável.
Aqui deixamos um apêlo a todos os que estando de alguma maneira ligados ao hoquei juvenil do SCT, queiram e possam, nos façam chegar fotografias, artigos ou notícias de interesse para posterior publicação.
Também aqui fica uma palavra aos patrocinadores e anunciantes para que nos permitam continuar a contar com o seu apoio na nova época.
Todos os conteúdos para publicação deverão ser canalizados para os seccionistas, Carlos Emídio ou João Mesquita.

sexta-feira, julho 21, 2006

NOVO REGULAMENTO, NOVAS CATEGORIAS

Publicado no mês de Julho o novo regulamento oficial de provas e competições da FPP, agora designada como Federação de Patinagem de Portugal, vem trazer novas nomenculaturas dos escalões jóvens do hoquei em patins. Assim o escalão de infantis B, passará a chamar-se "Escolar", aos infantis C chamaremos "Benjamins" e os Bambis manterão essa designação mas a sua idade máxima será os cinco anos até 31 de Dezembro da época respectiva.
Incluido no referido regulamento e no artigo 60º parágrafo 3º, vem publicado um Regulamento Técnico-Pedagógico, que infelizmente tem muito pouco de técnico e menos ainda de pedagógico.
Definido no regulamento, está explicito que "em Bambis, Benjamins e Escolares não se realizam campeonatos ou taças nacionais", deixando a gestão desportiva destes escalões na responsabilidade das associações regionais que terão a possibilidade de promover ao longo da época "concentrações e convívios", sem boletim de jogo e sem classificação final. Estão assim os escalões de formação condenados a ser meros viveiros híbridos de patinadores que só despertarão para a competição aos onze anos, quando atingirem o escalão de infantis A. É esta uma forma de a entidade máxima do hoquei patinado Português declinar a responsabilidade na formação de atletas que respresentarão o seu futuro e dos quais se virá a servir mais tarde na formação de selecções Nacionais, mas sem que tenha directamente sido responsável pelo trabalho efectuado até aí.
Acredito que o espírito competitivo é algo que se desperta com o multiplicar de provas entre iguais e que deve fazer parte da formação dos nossos pequenos atletas, quando colocado de uma forma saudável e apaixonada e não de maneira imposta e brutal. Passar anos a treinar hoquei em patins para não competir é antes de mais frustante e descabido e só poderá contribuir para que a modalidade tenha cada vez menos importância no panorama desportivo nacional. Aqui está a razão porque a acontecer no futuro a já previsivel morte anunciada da modalidade, a ficaremos a dever a reguladores que continuam apenas a olhar o hoquei em patins como um negócio onde os patrocinios às equipas das grandes metrópoles são o motor do desenvolvimento.
Por nós, aqui neste cantinho do País Ribatejano, continuaremos a procurar forma de praticar o hoquei em patins com os nossos "putos", com espírito desportivo, logo competitivo, cientes que estamos no caminho certo para melhor servir a modalidade e a nossa juventude.

quarta-feira, julho 12, 2006

FUTURO RISONHO


os "Escolinhas"

Finda a época 2005/06, é com um grande orgulho que faço um balanço extremamente positivo desta época.
Uma época que começou logo com uma grande adesão de atletas/crianças, rápidamente atingimos os 40 praticantes o que para nós foi uma grande satisfação( tinhamos acabado a época com cerca de 10 crianças), tivemos assim que planear os treinos de outra forma, trocar os patins velhos por novos e muito outro material que nunca existiu no Clube. Dividimos os atletas por grupos de trabalho, reforçámos a equipa técnica com mais dois elementos, e foi assim com grande responsabilidade que começámos a desenvolver o nosso trabalho. Mas como quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, o tipo de trabalho a fazer com estas crianças foi, é, e vai ser fundamental para a sua evolução principalmente no que diz respeito à patinagem, onde sempre nos preocupámos em dar o melhor ensinamento para que a criança chegue à altura de competir e tenha um nível de patinagem muito bom. Só assim podemos almejar a um dia voltarmos a ter atletas no escalão sénior oriundos da nossa formação. A Direcção do Clube deve ter essa noção e apoiar cada vez mais este escalão de formação, porque passa por aqui o futuro do Clube. Ao contrário do que muita gente pensa, não é só "calçar-lhes os patins e pô-los lá dentro".
Felizmente o Sporting Clube de Tomar neste momento tem condições para fazer um trabalho de continuidade com estes jovens atletas. Na minha opinião estão reunidas todas as condições para a partir de agora sermos uma referência na Formação de Atletas.
No que à época passada diz respeito não posso esquecer a disponibilidade que todos os pais tiverampara ajudar, bem como a assiduidade que tiveram aos treinos com os seus filhos. Queria deixar aqui uma palavra para os meus colegas, Peter Calafate e Carlos Tomás, pelo bom trabalho e pelo empenho que tiveram ao longo da época. Queria ainda deixar uma palavra para os Seccionistas Mário Neves e João Mesquita, em especial para o Sr. João Mesquita que sendo novo nestas andanças tem desenvolvido um trabalho notável à frente dos "Escolinhas".

PEDRO NOBRE

segunda-feira, julho 10, 2006

UM SÁBADO ENTRE AMIGOS



Primeiro jogo da tarde:
Seniores femininos

UM SÁBADO ENTRE AMIGOS


Conforme publicado anteriormente, três equipas do SCT deslocaram-se no sábado dia 8 de Julho ao recinto de A-das-Lebres perto de Loures, para ali defrontarem em jogos amigáveis os pupilos do tomarense Jorge Oliveira, atletas do Atlético Clube do Tojal.
Foi, sem dúvida, uma jornada entre amigos, onde a juventude falou alto guiada pela carolice e pelo amor à modalidade. Mais importante do que os resultados foi a forma simples mas sincera com que a comitiva de atletas e familias tomarenses foram recebidas em A-das-Lebres por atletas, dirigentes e familiares do A.C. do Tojal. Por tudo o que vivemos na tarde de sábado, uma palavra de agradecimento e de incentivo ao amigo Jorge Oliveira e aos seus colaboradores. Numa época em que o dinheiro parece dominar os nossos dias, afirmaram-se como um oásis no mundo do desporto, com a feliz realização que levaram por diante, e mostraram ser parceiros nos objectivos que nos orientam de "melhor juventude, melhor país".
Cremos ter regressado a Tomar mais ricos, de emoções e de experiência de vida, e com uma lição de humildade bem aprendida. Parabéns a todos, os nossos "putos" merecem a nossa carolice!...

sexta-feira, julho 07, 2006

TORNEIO DO ATLETICO CLUBE DO TOJAL - LOURES

No sábado, dia 8, realiza-se no ringue de A-Das-Lebres, em Loures o torneio de encerramento da época do Atlético Clube do Tojal, clube onde o sector do hoquei em patins é gerido pelo tomarense Jorge Oliveira. Assim uma delegação composta pelas equipas de infantis C, infantis B e feminina desloca-se aquele reduto para aí participar em jogos amigáveis. Participam no torneio além das equipas tomarenses e as equipas da casa, uma equipa de juvenis de Moura, Baixo Alentejo.
As equipas de Tomar e os seus acompanhantes partirão pelas 13h30m do Pavilhão Jacome Ratton no autocarro da C.M.de Tomar, e o seu regresso será já durante a noite de sábado.
Aproveitamos para agradecer à CM Tomar a cedência do meio de transporte e esperamos representar com dignidade o hóquei tomarense.

segunda-feira, julho 03, 2006

EQUIPA FEMININA





A Equipa Feminina do SCT participou no domingo dia 2 de Julho no Torneio da A.Académica de Coimbra, realizado na cidade do Mondego. Teve como adversárias as equipas da AA Coimbra e do Hoquei Clube de Sesimbra. O resultado dos dois encontros foi desfavorável à equipa tomarense, o primeiro por 6-0 e o segundo por 4-0. Assim as tomarenses averbarampara si o 4º lugar na competição. Foi no entanto uma jornada positiva do ponto de vista social, já que independentemente do desafio que representou jogar com equipas francamente mais rodadas, logo muito mais fortes, é importante registar a camaradagem que momentos como este podem propiciar às nossas atletas, considerando que se pretende criar um espírito de equipa que só terá frutos no futuro. Afinal o que faz falta é conseguir criar muitos momentos destes em que todas se conheçam melhor para melhor se aceitarem com as suas limitações e fraquesas. Sei que quando o momento chegar, estaremos na presença de uma verdadeira equipa.
Uma palavra ao desempenho da Guarda-Redes Carina Bragança que ao longo dos dois jogos foi o garante de que o descalabro dos resultados não iria ser de envergonhar. Em especial no segundo jogo, onde suportou na primeira parte um verdadeiro massacre por parte da equipa de Sesimbra e conseguiu manter inviolável a nossa baliza.
Agora só resta trabalhar, e muito, para que na próxima época possamos começar a acreditar.

ÉPOCA 2006/2007


Está já marcada a data para a reunião geral de atletas e encarregados de educação para a época 2006/2007.
Será no dia 1 de Setembro (sexta feira) pelas 21 horas no Pavilhão Jacome Ratton.
Enquanto aproveitamos este periodo de férias para planear a próxima época contando com todos os nossos jóvens atletas, aproveitamos para vos desejar umas óptimas férias e dizer-vos que os esperamos de volta com forças renovadas em Setembro.

quinta-feira, junho 29, 2006

OS ALUNOS DAS ESCOLINHAS

OS "ESCOLINHAS" VÃO DE FÉRIAS


Terminou na passada quarta feira. 28 de Junho, o treino das escolas de patinagem e hoquei da época 2005/2006.
Iniciadas em Setembro as escolas tiveram um total de 50 alunos inscritos, e desse grupo saiu já a equipa de Bambis desta época.
São muitos os valores para o hoquei em patins que despontaram ao longo do ano, mas mais importante que isso foi a alegria e o empenho que os mais pequenos depositaram na sua actividade desportiva preferida.
No início de Setembro iniciaremos mais uma época, e são a maioria aqueles que prometem voltar.
Através deste blog aqui iremos dar em primeira mão as novidades para a próxima época, poderemos no entanto afirmar já que Pedro Nobre continuará na frente deste importante escalão do hoquei juvenil do S.C.T. acumulando ainda as funções de treinador da nova equipa de Infantis C onde estão já integrados alguns dos alunos deste ano das escolas.
Boas férias a todos!...

terça-feira, junho 13, 2006

2º TORNEIO DE BAMBIS A CARROCINHA


Realizou-se no domingo dia 11 de Junho o convívio anual de bambis do S.C.T. como no ano passado com o total patrocínio de A Carrocinha".
Foi um dia de alegria e são convívio entre os mais pequenos de que os mais velhos tambem disfrutaram.
Inserida nas actividades previstas, estava uma visita guiada ao Convento de Cristo, facilitada esta pela colaboração da direcção daquele monumento, que reuniu as condições para que tambem esta vertente cultural fosse um êxito.
O Sporting Clube de Tomar saiu vencedor em todas as frentes, desde a desportiva, onde os seus atletas mais novos levaram de vencida os oponentes, até à forma como soube receber as equipas visitantes e o muito público que esteve presente no Pavilhão Jacome Ratton.
Uma palavra final para a gerência de "A Carrocinha", que não se limitou a patrocinar em termos financeiros o evento, mas deu o melhor de si no acompanhamento e colaboração directa do convívio.

quarta-feira, junho 07, 2006

TORNEIO DE BAMBIS DO U.F.E.


Os Bambis do SCT deslocaram-se no domingo 4 de Junho ao Entroncamento para disputarem o Torneio "geração sobre rodas",uma iniciativa do U.F.Entroncamento, onde participava tambem o Nafarros.
Os pequenos hoquistas tomarenses deram boa conta de si e levaram de vencida os dois oponentes, vindo e sagrar-se campeões do torneio com duas vitórias por margens avultadas.
Foi uma tarde interessante para quem gosta destas coisas do desporto infantil, onde nunca se perdeu o sentido de que estavamos perante crianças e onde todos os pequenos se sentiram grandes.
Parabens aos homens do Entroncamento por nos terem propiciado uma tarde agradável e no domingo cá os esperamos para o nosso convívio.

sábado, junho 03, 2006

ELES FORAM TÃO LONGE!...

Os infantis C, disputaram no passado domingo, dia 28 de Maio em Ourém o ultimo jogo do campeonato distrital, frente ao Juventude local.
Na bagagem levavam a esperança de um resultado positivo embora o empate fosse suficiente para garantir o primeiro lugar naquela competição.
Os primeiros minutos do jogo foram favoráveis aos jóvens leõezinhos, com um golo a incentivar as hostes tomarenses, em bom número na assistência.
Mas a resposta Ouriense chegou de imediato com a igualdade.
O intervalo com o empate deixava para a segunda parte a decisão do jogo.
O Juventude Ouriense adiantou-se no marcador com um segundo golo e os tomarenses tremeram com a carga emocional acumulada pelo peso da responsabilidade de ver fugir o título. Depois foi o tudo por tudo com um festival de defesas do guarda-redes de Ourém a defender tudo o que chegava à sua baliza. Mais um golo para cada lado encerrou o ultimo jogo oficial da temporada. Com este resultado os Leões Tomarenses entregara a vitória do campeonato ao Santa Cita, que à mesma hora no seu pavilhão fazia pela vida vencendo por margem esclarecedora o Santarém A.
Sem dúvida que nos assaltou nos primeiros momentos um sentimento de frustração, no entanto na presença das lágrimas de alguns e da ingenuidade de outros restou-nos a posição de responsáveis pelo bem estar dos nossos miúdos e logo reagimos encobrindo o desânimo e felicitando-os pelo desempenho durante o jogo.
É assim em tudo na vida, na maioria das vezes congratula-mo-nos mais com o resultado final do que com a execução das tarefas que com dedicação e honestidade levamos a efeito.
Diz-se que saber perder é uma virtude, mas venha lá o mais virtuoso dizer-nos se em situações destas não preferia mesmo ganhar!!...

quarta-feira, maio 24, 2006

PROGRAMA DO CONVIVIO DE BAMBIS


Confirmado para o dia 11 de junho o II Convivo de Bambis "A Carrocinha", está já delineado o programa que a seguir se transcreve:

9h30m - Recepção das equipas participantes
10h00m-Reunião para sorteio do calendário de jogos
informações sobre o convivio
distribuição de balneários
10h30m-Jogo nº1 - Equipa A -Equipa B
11h15m -Jogo nº2 -Equipa C -Equipa D
12h00m-Partida para local de almoço
12h15m -Almoço
13h20m-Partida para visita ao Convento de Cristo
15h00m-Regresso ao Pavilhão Jacome Ratton
16h15m -Jogo nº3- Derrotado do j.1 -Derrotado do j.2
17h00m -Exibição das Escolas do SCT
17h30m -Jogo nº4-Vencedor do j.1 - Vencedor do j.2
18h15m -Encerramento do Convivio

sexta-feira, maio 19, 2006

CONVIVIO DE BAMBIS "A CARROCINHA"

A equipa de Bambis na época 2004/05
Estão já confirmadas as equipas que participarão na 2ª edição do convivio de bambis "a Carrocinha" , a decorrer no dia 11 de Junho em Tomar:
- União de Futebol do Entroncamento
- Sporting Clube de Portugal
- Hoquei Clube do Turquel
- Sporting Clube de Tomar
As equipas de bambis participantes são compostas por pequenos hoquistas com o máximo de 7 anos em 12/ 2005.

terça-feira, maio 02, 2006

TORNEIO DISTRITAL DE INFANTIS C

Disputou-se no domingo 30 de Abril mais uma jornada do Torneio Distrital de Infantis C.
Os pequenos leões tinham um jogo esperadamente difícil na casa do Santa Cita.
Depois de no domingo anterior terem ganho por cinco golos sem resposta ao Santarem B, era de esperar que os pequenos aguardassem com ansiedade uma partida das mais complicadas, tendo em vista as dificuldades já sentidas com os vizinhos de Santa Cita. O jogo começou com as esperadas dificuldades, sendo a equipa da casa a primeira a marcar. Sem baixar os braços os C de Tomar deram a resposta normal e empataram, de imediato o Santa Cita marcou e colocou-se na posição de vencedor. Depois foi o tudo por tudo dos Sportinguistas que conseguiram empatar o jogo, provando que jogar sobre pressão começa a ser o seu forte. O resultado final, 2-2, sem ser o melhor resultado, foi o possível, mantendo em aberto as esperanças leoninas numa boa classificação final.
Uma palavra apenas ao espírito com que as equipas se apresentaram no ringue, é sabido que a rivalidade entre ambos os clubes é antiga e provem do facto de serem os dois galos de uma mesma "capoeira" na zona do Nabão. Mas daí a incutir no espírito dos mais pequenos a atitude do tudo ou nada vai a distância do querer ou não formar pessoas. Tornar o ringue de hóquei numa feira de vaidades dos mais velhos, servindo-se para isso dos mais pequenos parece-me no mínimo uma atitude pouco inteligente e com riscos no futuro destes.
De tudo vimos em Santa Cita, até um dirigente que parece desconhecer as regras e se impõe pelo cargo que ocupa, sem humildade, dando um mau exemplo para aqueles que o deviam admirar pelo comportamento, mais um e servir-se dos pequenos atletas para ser alguém no burgo. Não pretendo criar clivagens entre as pessoas, mas nada me obriga a ser indiferente quando o que está em jogo é a formação como atleta e homem do meu pequeno leão. Sujeitar o meu filho a situações desportivas com pessoas deste tipo não é de todo salutar no entanto serve também como exemplo do que não se deve fazer, e ele um dia compreenderá e mais facilmente saberá distinguir quem fez algo por ele como atleta e homem e de quem deve afastar-se. Pensar nas crianças antes de pensar nos resultados dos jogos é algo que só os bem formados conseguem fazer. Parabéns ao treinador Rui Nunes que continua a manter intacto o respeito que sempre me mereceu, para comigo formar o meu "mais pequeno".

quinta-feira, abril 20, 2006

TORNEIO DA PÁSCOA 2006


EQUIPA FEMININA

Considerando que o importante seria competir sem almejar uma classificação de relevo, uma palavra de apreço para a digna prestação da equipa feminina, que dentro das suas limitações, muito por falta de competição aqui deu boa nota da boa vontade que a movimenta.
Disputando jogos com a Selecção da Associação de Patinagem de Coimbra e com o Clube Desportivo de Paço d'Arcos, estas campeãs nacionais da 2ªDivisão, logo nos apercebemos como seria dificil discutir um resultado favorável. Foram dois jogos dificeis para a formação tomarense onde se notou claramente como a competição assidua faz falta às nossas atletas. Duas derrotas previsiveis, onde as visitantes nunca deram hipoteses à boa vontade das sportinguistas.

TORNEIO DA PÁSCOA 2006


OS BAMBIS NO TORNEIO

Se houve alegria no Torneio, ela esteve aqui. Duas equipas de Bambis, provenientes das escolas do Clube de Tomar,deram boa conta de si e do que já aprenderam e deram a todos momentos de alegria e animação como só os petizes sabem dar.
Parabéns "putos",contamos convosco...
Aqui uma palavra àquele que tem sido o responsável por este grupo de "escolinhas", ao Pedro Nobre, que além de treinador tem sido o amigo e o companheiro deste "magote" de esperança do Sporting Clube de Tomar, bem haja por isso, e sabemos agora que haverá futuro no hoquei tomarense, enquanto pessoas como esta estiverem dispostas a dar algo de si e do seu tempo em favor dos outros. Não esquecemos aqui os treinadores adjuntos das escolas, o Peter Calafate e o jóvem Carlos Tomás, que fazem já parte deste "grupo de amigos da canalha miuda".

TORNEIO DA PÁSCOA 2006


A equipa de infantis C no seu segundo jogo, desta vez com o Clube Infante de Sagres, onde saiu derrotada, averbando assim o 2º lugar no torneio.
Iniciando o torneio com uma vitória por 4-0, frente aos Águias da Memória, a equipa de Infantis C disputou o segundo jogo na tarde de 6ªfeira,frente ao Clube Infante de Sagres, que havia vencido os Águias pelo mesmo resultado que os sportinguistas, avizinhava-se assim um tira teimas para a conquista do primeiro lugar.
Com uma formação muito mais experiente, já que no Norte as competições são muito mais regulares do que no Ribatejo, o Infante de Sagres cedo se afirmou no marcador com uma vantagem difícil de contrariar, vindo a derrotar os leõezinhos por um expressivo 1-7.
Restou às hostes Tomarenses o 2º lugar da competição, o que nem é de todo mau se considerarmos que a nossa equipa tem 50% de jogadores que ainda não têm um ano destas andanças.
Afinal valeu pelo convívio e pela participação, deixando antever um futuro promissor a todos aqueles atletas.
Parabens aos treinadores Rui Nunes e Carlos Saboga pelo trabalho de construção de uma equipa que estão a desenvolver.

domingo, abril 16, 2006

TORNEIO DE PÁSCOA 2006

Terminado que está o Torneio da Páscoa, ficam para a história os resultados.
Disse-se com convicção que não estávamos à procura de resultados favoráveis, mas sim em busca de competição para os nossos jóvens atletas. Confrmou-se o intúito com resultados modestos das nossas formações. Assim, obtidos que foram dois segundos lugares e dois terceiros, cumpriu-se o esperado.
No meio da competição surgio a lufada de ar fresco com o jogo "caseiro" dos Bambis da casa, onde a petizada fez o gosto ao dedo e deu show para todos quantos no Pavilhão Jacome Ratton assistiam à competição. Oportunamente aqui publicaremos as fotografias destes craques do stick e do trambulhão que tanto nos deliciaram.
As nossas classificações foram estas:
Infantis C -2ºlugar
Infantis A -3ºlugar
Infantis B -2ºlugar
Feminina -3ºlugar

quarta-feira, abril 05, 2006


Noticias dos Bambis

No mês de Março, a equipa de bambis, proveniente das Escolas do SCT, deslocou-se ao Entroncamento para defrontar em jogo amigàvel o U.F.Entroncamento.
Treinados pelo experiente Pedro Nobre, os mais pequenos deram boa conta de si e mostraram ao muito publico presente que já sabem defender as cores do SCT.
Foi um jogo agradável de ver tendo em conta a tenra idade dos hoquistas, crianças de 5 e 6 anos.
O resultado é o menos importante,mas os pequenos leõezinhos fizeram justiça à sua herança desportiva, e no final a alegria nos rostos dos petizes mostrava bem que jornadas destas serão para repetir.


ASPECTO DAS ESCOLINHAS DO SPORTING CLUBE DE TOMAR
SÃO TREINADORES:
-PEDRO NOBRE
-PETER CALAFATE
-CARLOS TOMÁS


EQUIPA DE INFANTIS C DO SPORTING CLUBE DE TOMAR ÉPOCA 2005/2006
TREINADOR PRINCIPAL:
-RUI NUNES
TREINADOR DE GUARDA-REDES:
-EDUARDO SABOGA
LEÕEZINHOS RUGIRAM ALTO

Como diz o ditado, “de pequenino se torce o pepino”, e foi o que os pequeninos dos infantis C comprovaram ao averbarem para si e para o Clube a vitória destacada no torneio de convívios da Associação de Patinagem do Ribatejo.
Iniciando a época com a responsabilidade da equipa anterior de Infantis C , que na passada época ganhou tudo o que havia para ganhar, cedo os infantis C de 2005/06 deram mostras de não querer deixar os seus créditos por mãos alheias.
Com uma equipa constituída com 50% de jovens da anterior equipa e outros 50% de estreantes na competição, estes oriundos das escolas do SCT, com um escalão etário mais baixo do que a maioria das restantes equipas do distrito participantes no torneio, mas animados por um ambiente de treino agradável e inteligente, proposto por todo um staf de treinadores (principal e de guarda redes), e de uma equipa de seccionistas, pais e amigos dos leõezinhos que sempre os acompanharam, foi possível chegar ao fim e arrecadar o primeiro lugar no torneio, para alegria de todos, mas em especial dos pequenos atletas, que como já foi dito pela primeira vez se viam metidos nestas andanças.
Ganhar é sempre bom e não declinaremos um “empertigar de lapela” orgulhoso quando o contamos aos amigos, mas sabemos que não é tudo. Não esquecemos que estamos perante crianças com 6-7 e 8 anos onde a sua formação como pessoas e desportistas não poderá ser esquecida, por isso aqui se deve uma palavra ao seu treinador principal, o Sr. Rui Nunes que nunca descorou esta perspectiva de formação, fazendo sempre a ligação perfeita com os pais dos mais pequenos, fomentando desta forma um espírito de camaradagem e colaboração de cujos resultados todos vieram a beneficiar.
O último jogo do Torneio já não perigava a classificação vitoriosa dos nossos leõezinhos, pelo que após o mesmo os pais promoveram um lanche comemorativo onde os treinadores participaram como convidados dentro do referido espírito de amizade que reina na equipa, e que tão salutar se mostra no dia a dia das nossas vidas.
Parabéns aos nossos pequenos hoquistas por conquistarem para o Sporting Clube de Tomar mais esta honrosa vitória, e agora vamos ao Torneio Distrital, com humildade mas também com esperança, e com o lema “o importante é participar”. E independentemente do resultado final, já todos ganhámos… confiança num futuro melhor para o clube e para a sociedade que nos rodeia.



João Mesquita

Dar nas vistas


Nem sempre o dar nas vistas pode ser negativo, a provar isso a história que vos vou contar.Era manhã de Setembro, iniciávamos a nossa actividade das escolas de patinagem no recém concedido pavilhão Jacome Ratton. Era o período de captação de alunos e de adaptação ao novo espaço. Era o princípio do “futuro” para o clube e para os jovens atletas que vinham até nós respondendo à divulgação do jornal Cidade de Tomar. Havia patins para todos experimentarem, e entre trambolhões e sorrisos envergonhados, todos iam usufruindo da nova experiência.Chegou até nós um garoto franzino, envergonhado e com voz de medo pediu-nos um par de patins para experimentar. Estava fora dos parâmetros estabelecidos para a aprendizagem, já que só tínhamos previsto crianças até aos sete anos ou pouco mais e ele já tinha 11 anos. Mas, e porque nunca fechamos a porta a ninguém, lá lhe tentámos arranjar uns patins para um pé de um tamanho que não estava nas nossas previsões, a solução foram uns velhos patins-bota, já com muitos sofrimentos nas rodas e nas botas, que já começava a esboçar um “sorriso largo” numa das pontas. Mas como era para experimentar, quem dá o que tem…Ao longo de algumas semanas o João, assim se chama o rapaz da nossa história, lá foi treinando com os velhos patins. Era vê-lo aos sábados de manhã, meia hora antes do treino já estava à porta do pavilhão, aguardando a chegada de quem lhe permitisse a entrada para a zona de treino. Soube depois que o João morava no Alto do Piolhinho e que vinha a pé de casa com o saco do equipamento às costas. E era o primeiro a chegar!Mas um dia, o sorriso nas botas dos patins alargou-se, e de tal maneira que ficaram inutilizados para a prática da patinagem, a cara do João esboçou um sorriso amarelo e uma lágrima surgiu-lhe nos olhos. Via morrer os companheiros de muitas horas de alegria, os velhos patins. Já sem botas, conseguiram-se arranjar uns patins de iniciação com que treinou daí para a frente. O mais importante era que o João já se evidenciara pela sua aplicação nos treinos, mas especialmente pela sua assiduidade e capacidade de jogo. O João era já uma aposta ganha como jovem atleta emergido das escolas do clube. No Natal, o Pai Natal foi amigo e o João viu realizado o seu sonho, recebeu uns patins com bota novinhos em folha, lindos e com umas rodas verdes cor da esperança que lhe ia na alma. Foi bom ver o João a patinar com asas nos pés, o ringue parecia ser o “Mundo todo” do João. Se por mais não fosse só por isto já teria sido bom o trabalho de organizar as escolas de patinagem, mas felizmente muitos outros pequenos atletas são hoje uma realidade no S.C.T. graças à “fábrica do futuro” que são as escolas.Hoje o João continua a ir ao treino das escolas mas está já a treinar com os infantis A onde pela idade que tem pertence, provando assim que nunca é tarde para cumprir os sonhos. Parabéns João, és um exemplo para todos nós.João Mesquita

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?