domingo, outubro 18, 2009

CONVÍVIOS DISTRITAIS -1ª JORNADA

Iniciou-se este domingo, dia 18 de Outubro, o torneio distrital em Escolares. Como manda o regulamento, no caso de o mesmo clube se apresentar na competição com duas equipas, a primeira jornada de cada volta deve disputar-se entre elas, assim a Equipa "A" do Sporting de Tomar apresentou-se como anfitriã, recebendo a equipa "B".
O jogo às 16h30, decorreu depois de um almoço de todos os atletas das duas formações no restaurante do Clube na Feira de Santa Iria.
Foi uma partida bem disputada por ambas as equipas, tendo a equipa "A" surpreendido a sua adversária com um golo em resposta ao primeiro da equipa "B", empatando assim o jogo e obrigando esta formação a aplicar-se para conseguir segurar o resultado. Depois a equipa "B" criou confiança e não mais "largou" o jogo, não dando espaços e não permitindo aos "As" que construíssem jogadas de perigo. Foram duas equipas aguerridas em rinque que entusiasmaram as bancadas do Jácome Ratton, num jogo interessante de seguir com lances mais ou menos duros de ambas as partes demonstrando essencialmente a garra destes pequenos leões.
O resultado final, Sporting Tomar "A" -1 / Sporting Tomar "B"-9.
Formação das equipas:
SCT "A":
José Pedro(GR), João Diogo, Thomas Basílio, Guilherme Bonet, André Ribeiro, Miguel Rodrigues, Guilherme Gomes, Tomás Simões, Miguel Marante, João Costa(GR).
SCT "B":
João Pedro Silva(GR), Duarte Ferreira, Filipe Dantas, Manuel Neves, Manuel Mesquita, António Pires da Silva, Pedro Mendes, João Alexandre, Duarte Dias, Ricardo Dantas(GR).

terça-feira, outubro 06, 2009

JOGO TREINO EM SANTARÉM


Os Escolares "B" deslocaram-se ao Municipal de Santarém para em jogo particular defrontarem o Hóquei Clube local. Jogo marcado para as 11 horas frente ao grupo restante de ultimo ano da formação que na época passada arrecadou o primeiro lugar nos Convívios Regionais.

A equipa de Tomar sob a "batuta" de Pedro Nobre, cedo abriu o marcador, e no final dos dois primeiros tempos levou para o intervalo uma diferença de quatro golos sem resposta. Nos últimos dois tempos da partida a equipa da casa tentou reagir mas só uma vez conseguiu chegar à baliza do João Pedro Silva, dando a este a oportunidade de responder com uma grande defesa. Depois foi mais do mesmo com os pequenos leões a atacar a baliza scalabitana, conseguindo realizar mais três tentos terminando a partida com um esclarecedor 0-7.

O Sporting de Tomar alinhou com: João Pedro Silva, Filipe Dantas, Manuel Neves, Manuel Mesquita, António Pires da Silva, Pedro Mendes, Francisco Rodrigues, João Alexandre e Duarte Dias.

quinta-feira, outubro 01, 2009

OH SÔ GUARDA !...



Tomar integrou-se este ano no número de cidades que promoveram "Um dia sem carros". Como tal e para ajudar a regular o tráfego nessa nova situação o contingente da PSP de Tomar foi reforçado com mais elementos. Entre esses novos polícias estava uma cara que conhecemos de qualquer lado, quem será?...

OPINIÃO - TREINO DE JÓVENS

Publicado pelo Instituto do Desporto de Portugal no âmbito do programa "Jóvens no Desporto - Um pódio para todos" encontrei nas deambulações pela Net, uma lista daquilo que NÃO se deve fazer aos jovens praticantes de qualquer modalidade. Se bem que alguns dos seus items serão do senso comum, não deixo de aqui os transcrever, convidando-vos assim a uma mais cuidada reflecção.
- Encarar as crianças e os jovens como adultos mais pequenos
e fazer com eles o mesmo que se faz com atletas seniores;

- Não ensinar correctamente as técnicas e privilegiar os factores
específicos da condição física, sem dar o devido relevo
à condição física geral;

- Procurar desenvolver os pontos fortes e desprezar os aspectos
que necessitam de desenvolvimento ou de aperfeiçoamento;

- Criticar mais do que elogiar;

- Desprezar a componente lúdica da prática desportiva em
prol da preparação individual e individualista;

- Usar apenas a recompensa externa (medalhas, taças, dinheiro)
como motivação;

- Desprezar os jovens que não ganham, elogiando apenas
aqueles que obtêm vitórias;

- Transformar o desporto na única preocupação da vida do
jovem;

- Desenvolver no jovem a ideia de “ganhar a qualquer preço”
como garante de uma boa atitude

-Definir objectivos para o treino de jovens esquecendo os
jovens e as suas necessidades e interesses.

Quem proceder deste modo, está a transformar o desporto
num instrumento perverso, que pode mesmo chegar a “fazer
mal” aos jovens que a ele aderem.

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?