quarta-feira, dezembro 17, 2008

TORNEIO "CONVÍVIOS" DA A.P.DO RIBATEJO

Mais duas jornadas do Torneio Convívios da APR aconteceram nos domingos 7 e 14 de Dezembro.
Enquanto no dia 7 a equipa A cumpria a sua folga de calendário a equipa B recebia em Tomar a equipa do H.C.Santarém a qual venceu a anfitriã por 0-9. Foi um jogo onde a reconhecida diferença de andamento e experiência entre as duas formações foi determinante para o resultado.
No dia 14, enquanto a equipa A recebia em Tomar a mesma equipa do H.C.Santarém, a equipa B deslocava-se a Ourém para aí defrontar a equipa da Juventude Ouriense.
Com sortes diferentes, a equipa A venceu por 12-7 a sua congénere scalabitana enquanto os Bs em Ourém eram derrotados por 6-5 num jogo, onde diz quem viu, muito se ficou a dever à arbitragem, que tendenciosamente favorecia constantemente a equipa da casa. Voltamos aqui à guerra do costume, o não haver árbitros designados para estes jogos, deixando assim à mercê dos muitos critérios e capacidades de organização aquilo a que se deveria dar especial atenção tendo em vista o futuro da modalidade, a Formação...
Este Torneio Convívios terminará em Fevereiro de 2009 e prevê-se depois a realização de um novo "quatro" ou "cinco" Regiões, por isso aqui se alerta as associações que o venham a organizar para o exemplo daquilo que se passa na Associação de Patinagem de Lisboa com os escalões de Benjamins e Escolares, onde foi encontrada provavelmente a solução mais linear para organizar "competição em formação", uma fórmula que permite defender critérios de formação sem castrar o impeto competitivo natural destes pequenos atletas. A criação de um"Regulamento de apoio à Formação", define as regras das competições de Escolares e Benjamins que seguindo os critérios do artº60º, encontra forma de classificar as equipas tendo em vista o resultado obtido nos jogos mas tambem o modo como respeitam o regulamento em vigor. Como tal permito-me aconselhar todos os interessados e em especial alguns "experts" que por aí andam, a consultar aquela boa solução para os escalões mais novos no Ribatejo.
http://www.aplisboa.com/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=649&Itemid=109

1 comentário:

Anónimo disse...

Venho aqui só deixar um comentário ao jogo entre Juv.Ouriense - Sp. Tomar B em Benjamins que passo a escrever:
Em relação ao jogo, posso dizer que foi impróprio para cardiacos, a lembrar os jogos dos mais velhos, tanto da J.O como do Sp. Tomar. No primeiro periodo da primeira parte, houve claramente uma superioridade dos miúdos de Ourém, que estavam a ganhar 3-0, no segundo periodo o Sp. Tomar reduziu para 3-2, chegando-se ao intervalo com esse resultado. No inicio da segunda parte, o sp. tomar marcou 2 golos e o Ourém marcou 0 golos. No último tempo, a Juv.Ouriense marcou 3 golos e o Sp. Tomar 1 golo, tendo ficado o resultado final de J.O 6 Sp. Tomar B 5.
Quanto à questão da arbitragem, também somos da opinião que deveria ser um arbitro credenciado, para os miúdos se habituarem a ter um arbitro a sério nos jogos, visto que arbitros do clube que joga em casa, é sempre problemático. Em minha opinião o arbitro não apitou mal, mas...não nos arranjam outra solução.
É urgente mudar este problema, para bem da Associação de Patinagem do Ribatejo, como para o Hóquei de Formação no geral.
Ponham os arbitros em formação a apitar estes jogos, penso que seja uma boa opção.

Um abraço,

Nunão

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?