segunda-feira, abril 27, 2009

BENJAMINS EM SANTARÉM


A formação de Benjamins do Sporting de Tomar deslocou-se ao Municipal de Santarém para aí defrontar a equipa B do Hoquei local.

A maior experiencia dos jogadores de Tomar cedo ditou a sorte do jogo, ficando apenas a dúvida sobre aquele que seria o resultado final em golos. Não obstante a tentativa dos locais para contrariar o ataque dos pequenos nabantinos o resultado final de 0-14 revela bem o que se passou em ringue, apenas um sentido de jogo contrariado só pelo reduto final scalabitano que resistiu enquanto pôde.

...ASSIM NÃO !...

A imagem do lance que originou o primeiro penalti
-como se vê a falta ocorre fora da área


Este título foi o utilizado no Blog do UFE há uns tempos atrás quando num jogo de Benjamins aquele Clube se sentiu injustiçado. Hoje sou eu que o utilizo pela mesma razão. Não entrarei em mais comentários acerca do jogo que a equipa do Sporting de Tomar venceu por 6-8. Limitar-me-ei apenas a referir o facto de que é uma pena que o esforço de vinte miudos e o trabalho dos seus treinadores seja deitado por terra em ringue por um garoto mascarado de árbitro com atitudes infantilmente tendenciosas, favorecendo o Clube a que pertence. Pelo que conheço das pessoas do Entroncamento, concretamente do Cajé, do Bruno Carvalho ou até do Eduardo Saboga, acredito que neste momento com a cabeça fria eles sintam vergonha por aquilo que o garoto, o Ruben Saboga, que já noutra ocasião aqui elogiei, fez no jogo de Escolares deste domingo. Não chega vestir uma camisola oficial de árbitro e ter um apito para ser juiz de uma partida. Não sei até se a Comissão Regional de Arbitros de Hoquei em Patins não terá uma palavra a dizer por num jogo a contar para o Torneio Convívios Regionais, um garoto de 15 anos, arbitrar um jogo com uma camisola oficial, e pior que tudo, deixar pelas "ruas da amargura" a imagem dos árbitros, que perante garotos de 9 e 10 anos deve ser um exmplo de imparcialidade e dignidade.


Apenas mais um reparo, agora de um pai que não gosta de ver o seu filho misturado com meninos que porque perderam um jogo atiram para o chão as luvas , os stics e se recusam a cumprimentar o adversário num gesto ostensivamente ofensivo das mais basilares regras da conduta desportiva. Se estamos perante atletas em formação não podemos virar a cara a tais atitudes, com o risco de sermos responsáveis por situações bem piores no futuro.

sexta-feira, abril 24, 2009

JOGOS ADIADOS

Em ultima hora, informa-se que todos os jogos do próximo fim de semana onde participa a Juventude Ouriense serão adiados. Assim será adiado o jogo com os Escolares "A" e com os Séniores do Sporting de Tomar.
O jogo dos séniores realiza-se na próxima 3ª feira às 21 horas no Jacome Ratton. O jogo dos Escolares aguarda marcação de nova data para a sua realização.

quarta-feira, abril 22, 2009

UM DOMINGO EM CASA



E foi mesmo um domingo em casa para as equipas do grupo de formação do Sporting de Tomar.
Ao meio dia foi a vez dos Benjamins receberem a aguerrida equipa do Juventude Ouriense, onde num jogo em que os tomarenses começaram a controlar veio a finalizar com um 5-4 que deixou muitos cabelos em pé. O aligeirar a defesa e a dificuldade em transpor uma barreira férrea dos visitantes junto à sua baliza dificultaram o crescer do resultado que a equipa da casa esperava.
Foi no entanto um jogo bem disputado em que com a chegada do final não se vislumbrava ainda o seu resultado.
Já de tarde foi a vez dos Escolares "A" receberem a equipa do Alcobacence. A compleição física dos visitantes fizeram muitos duvidar das idades daqueles Escolares das terras de Cister, no entanto nada indicava que não seriam mesmo daquele escalão se é que pelo olhar a fotografia dos cartões se pode ver alguma coisa...
O jogo começou com uma boa movimentação de ambas as equipas em que as oportunidades de golo se repartiam por ambos os lados. A justificar essa igualdade, o resultado ao intervalo de 1-1.
O segundo tempo traria ainda no seu primeiro periodo um golo para cada lado e deixava para o ultimo tempo o emergir em jogo de um nº 7 visitante, com a altura de um adulto avantajado , a impor o seu fisico e o seu poder de remate sem que os tomarenses conseguissem opôr qualquer resistência. O resultado final de 3-7, é demasiado pesado para a equipa do Sporting de Tomar, tendo em vista aquilo que fizeram em ringue.
Uma palavra apenas para registar aqui aquele que foi o primeiro golo em jogo oficial da pequena Márcia Oliveira, a quem desejo muitos sucessos na sua carreira desportiva e que este golo seja o primeiro de muitos.

A tarde finalizaria com o derbi tomarense entre a equipa de Escolares "B" do Sporting de Tomar e a equipa da vizinha ACR Sta Cita. Outro dos ingredientes do jogo, era o facto de ambas as equipas não terem até ao momento qualquer derrota no torneio Convívios, mas acima de tudo a grande manchete seria o facto de em qualquer dos bancos estarem "Nobres". Para os mais distraídos diremos que ambas as equipas são treinadas pelos irmãos Nobres, o Pedro no Sporting de Tomar e o Nuno ao serviço do Santa Cita.
Se na equipa do Sporting o Pedro já acompanha este grupo há cerca de quatro anos o mesmo não acontece com o Nuno que só esta época assumiu o treino deste plantel.
O jogo começou bem para a equipa da casa, no fim dos primeiros oito minutos vencia já por 2-0 não sem alguns sustos junto à sua baliza mas que tinham sido contidos a tempo. O segundo tempo de oito minutos ditou um golo para cada lada levando ao 3-1 com que se partiu para o intervalo. A segunda parte foi suficiente para os leões tomarenses fazerem mais dois golos contra um dos visitantes, fechando assim o resultado final de 5-2 já que no ultimo periodo de tempo o marcador não se alterou.
Se no marcador venceu o Sporting de Tomar em termos desportivos ganharam todos, foi sem dúvida alguma um lição de desportivismo e de entrega aquilo a que se assistiu ao cair da tarde no Jácome Ratton. Pequenos atletas que sem deixar de jogar e ser duros QB, se souberam respeitar mutuamente dando esperança a todos nós, mais velhos, de que afinal estamos a criar uma geração que acima de tudo tem garra e atitude sem deixar de respeitar o seu semelhante.

Vivam os "PUTOS"

quarta-feira, abril 15, 2009

TORNEIO DO H.C.TURQUEL


A equipa de Benjamins foi convidada a participar no Torneio do Hoquei Clube do Turquel, naquela simpática vila já apelidada de capital do Hoquei em Patins.
No primeiro jogo defrontou a equipa da casa vencendo por esclarecedores 2-12. Para a tarde estava guardado aquele jogo que se sabia mais difícil ou não fosse ele disputado perante um histórico do hoquei nacional, o C.D.Paço d'Arcos. Também aqui a equipa tomarense fez juz aos seus pergaminhos e levou de vencida a equipa da "linha" por 5-1. As duas vitórias deram à equipa tomarense o primeiro lugar na prova. À semelhança do que aconteceu há dois anos, também os prémios "revelação" foram atribuidos a dois jogadores do Sporting de Tomar, desta feita ao Gonçalo Bairreiro e ao Miguel Marante.
Esta formação foi dirigida neste Torneio por Sérgio Dantas.

QUE FIM DE SEMANA !...


As equipas do Sporting Clube de Tomar viveram um fim de semana agitado. A Páscoa é normalmente a época em que se realizam os torneios dos mais variados clubes, que aproveitam a paragem das competições oficiais para realizarem provas particulares nos seus recintos.
Assim aconteceu em Tomar mais um torneio da Páscoa desta vez rotulado de "Torneio Internacional Cidade de Tomar".

No escalão de Benjamins a equipa tomarense derrotou a equipa do H.C.Mealhada e foi derrotada pelo Sporting Clube de Portugal, nos ultimos segundos do encontro com um golo de sorte da equipa adversária. Assim o Sporting Clube de Portugal obteve o primeiro lugar por ter vencido a equipa da casa e no primeiro jogo a outra equipa visitante, o Clube Infante de Sagres,o segundo lugar foi para os leões de Tomar e por último o H.C.Mealhada.
Em Escolares a equipa A no primeiro jogo derrotou a equipa do Atlético do Tojal enquanto a equipa B saía derrotada perante o Clube Infante de Sagres. Nos jogos da tarde a equipa A defrontou para o 1º e 2º lugar o C.I.Sagres, sendo derrotada enquanto a equipa B defrontou e derrotou a formação do A.C.Tojal, obtendo assim o 3º lugar e relegando este para o ultimo lugar da tabela.ficou assim a classificação final em Escolares:
1º Clube Infante de Sagres
2º Sporting de Tomar A
3º Sporting de Tomar B
4º Atlético C.Tojal

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?