quarta-feira, setembro 27, 2006

PAIS E FILHOS...NO DESPORTO


São dias atribulados aqueles que vivemos. O trabalho, a política, a economia, a família, a sociedade de consumo e o seu bombardear constante com o "compre", "faça", "veja", "prove", "leve". Tudo são pretextos para nos alhearmos de realidades bem mais lineares e que estão mesmo na nossa frente. Mas o tempo é implacável, se não definir-mos claramente objectivos de vida quando nos aperceber-mos o momento de escolha já passou e a frustração chegará.
Ser pai ou encarregado de educação é antes de tudo ser o farol dos primeiros tempos da vida dos nossos mais pequenos. E isto não se compadece com tempos perdidos, com atenções viradas de costas para o acompanhamento dos momentos de vida das nossas crianças, com o declinar de apoios na situação presente, no dizer que sim quando se pensa não ou vice versa.
Criar afinidades e objectivos em comum com os nossos miudos é tão importante como garantir que não estão sózinhos nos seus primeiros anos de vida.
A prática desportiva tem neste contexto um factor de união entre pais e filhos. Praticar desporto e sentir-se apoiado pelo progenitor é além de tudo uma forma de criar segurança de vida, de saber que se faz algo de que se gosta, que promove o bem estar físico e intelectual mas que também é um ponto de convergência para o convívio familiar.
Apoiar os nossos filhos no desporto que escolheram é uma das melhores formas de estar presente nos momentos fortes da sua vida, nos seus dias, nas suas alegrias e até nas suas frustrações, mas é estar presente, e isso é o mais importante.
A participação dos pais e encarregados de educação na formação dos seus filhos não se deve cingir apenas à escola, que é o factor obrigatório na formação de qualquer criança, mas também é importante que os mais pequenos se sintam acompanhados e até apoiados nos seus momentos de ocupação opcional tal como na prática desportiva. A colaboração de pais e educadores nos clubes e associações desportivas deve comportar além do espirito clubista ou de carolice, a vontade de participar também ali na formação dos seus jóvens.

terça-feira, setembro 26, 2006

TORNEIO McDONALD'S 2006


Disputou-se no passado fim-de-semana no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar, o Torneio McDonald’s em hóquei Juvenil, promovido pela secção de Hóquei Juvenil do Sporting Clube de Tomar com o patrocínio do McDonald’s de Tomar.
É manifesta a importância que tem para o desporto juvenil a colaboração dos empresários locais, desta feita foi o estabelecimento McDonald’s de Tomar a dar o exemplo de que a divulgação comercial de um nome ou uma marca, pode ter além do inegável interesse publicitário um cariz de ajuda e apoio ao desenvolvimento do desporto nos escalões mais novos onde a formação é o objectivo máximo, obtendo desta forma uma contrapartida mais justa. Por isto e por tudo o que se viveu este fim-de-semana em Tomar aqui fica uma palavra de incentivo a louvor ao McDonald’s de Tomar bem como a todos os empresários que se dispõem a colaborar para que possamos ter mais e melhor desporto juvenil.
O Torneio contou, alem de todos os escalões de hóquei juvenil do clube da casa, com formações dos diversos escalões do S.L.Benfica, Associação de Educação Física de Torres Vedras, A.Académica de Coimbra, Hóquei Clube de Turquel, A.D.Oeiras e U.D Oliveirense de Oliveira do Hospital. Nesta jornada de desporto e convívio, evoluíram em Tomar durante o fim-de-semana cerca de 220 atletas dos escalões jovens do hóquei patinado português, mostrando a vitalidade de uma modalidade que tantas alegrias tem dado a Portugal.
O Pavilhão Jacome Ratton na cidade do Nabão apresentou-se bem composto de público não só tomarense que quis acompanhar as suas equipas, bem como de visitantes e acompanhantes das equipas convidadas, coroando de êxito esta iniciativa dos leões Tomarenses.
A classificação final ficou assim ordenada:

Benjamins ( de 6 a 8 anos) Escolares ( 9 e 10 anos )
1º - A.E.Física 1º - A.E.Física
2º - S.C.Tomar 2º - S.C.Tomar
3º - S.L.Benfica 3º - S.L.Benfica

Infantis ( 11 e 12 anos) Iniciados ( 13 e 14 anos )
1º - H.C.Turquel 1º - S.L.Benfica
2º - S.L.Benfica 2º - U.D.Oliveirense
3º - S.C.Tomar 3º - S.C.Tomar

Juvenis ( 15 e 16 anos ) Juniores ( 17 a 19 anos )
1º - A.D.Oeiras 1º - S.C.Tomar
2º - S.C.Tomar 2º - A.A.Coimbra
3º - A.A.Coimbra 3º - U.D.Oliveirense

segunda-feira, setembro 25, 2006

OS BENJAMINS NO TORNEIO MCDONALD'S

TUDO PRONTO PARA O PRIMEIRO JOGO
A.E.FÍSICA DE TORRES VEDRAS - OS VENCEDORES
OS LEÕEZINHOS TOMARENSES TOMAM O PESO À TAÇA
Disputou-se no fim de semana 23 e 24 de Setembro, no pavilhão Jacome Ratton em Tomar o Torneio McDonald's em hoquei em patins juvenil, uma organização da Secção de hoquei juvenil do Sporting Clube de Tomar.
O primeiro escalão a entrar em pista foi os Benjamins em jogo que colocou frente a frente as equipas da A.E.Física de Torres Vedras e o Sporting Clube de Tomar. A equipa de Torres Vedras, mais experiente, composta por jogadores no fim do escalão etário definido para benjamins superou os pequenos leõezinhos de Tomar por expressivo 0-5 final. De referir a boa prestação do guarda redes tomarense que com a sua boa exibição evitou um resultado mais alargado. A equipa de benjamins de Tomar realizou aqui a sua primeira prestação da época e fez alinhar 5 jogadores recem promovidos a este escalão oriundos da equipa de Bambis de 2005-2006.
O segundo jogo deste escalão colocou os pequenos tomarenses frente ao S.L.Benfica, em jogo agradável de ver pelo empenho posto em campo, e foi favorável ao Sporting Clube de Tomar pela margem de 5-2.
Este grupo terminou na tarde de sábado a sua prestação no Torneio McDonald's com o encontro entre o S.L.Benfica e a A.E.Física de Torres Vedras, tendo os ultimos vencido por 17-0, sagrando-se assim vencedores do Torneio, cabendo o segundo lugar à equipa do Sporting de Tomar e o terceiro lugar ao S.L.Benfica. Independentemente dos resultados, o Torneio neste escalão valeu pelo convívio entre atletas de tenra idade onde a ingenuidade preveleceu. Foi bonito de ver!

domingo, setembro 24, 2006

SORTEIO REALIZADO NO TORNEIO MCDONALD'S

No final do Torneio McDONALD'S foi efectuado o sortei realizado pela secção Juvenil do S:C:Tomar.
Foram os seguintes os Nos. premiados:
1º prémio -436
2º prémio -217
3º prémio -369

A todos os que participaram os nossos agradecimentos.

domingo, setembro 17, 2006

O REGRESSO DOS ESCOLINHAS


Está já a funcionar a escola de patinagem do S.C.Tomar. O período de captação de novos praticantes estende-se até ao fim de Outubro. Para todos os mais pequenos temos patins para empréstimo. As aulas acontecem no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar à`4ª feira às 18h30m, e aos sábados às 10 horas. Para os pais aqui fica o convite para que os vossos filhos possam averbar mais uma experiência na sua vida, com a certeza de que o risco que correm é o de eles serem "mordidos" por um bichinho saudável que se chama hoquei em patins.

TORNEIO McDONALD'S 2006

Está confirmada a parceria entre o Sporting Clube de Tomar e o estabelecimento McDonald's de Tomar para o patrocínio do torneio Tomar Jóvem 2006. Assim este patrocinador dá o seu nome ao torneio, possibilitando a realização do mesmo nos moldes desejados. O Torneio McDonald's, realiza-se nos dias 23 e 24 de Setembro no Pavilhão Jacome Ratton em Tomar e será disputado na forma triangular, em todos os escalões de hóquei juvenil, desde Benjamins a Juniores. Algumas alterações, no entanto, hà e registar no que concerne aos clubes presentes. A desistência do Sporting Clube de Portugal por motivos internos a quinze dias do torneio obrigou a um esforço suplementar de contactos, felizmente bem sucedidos.
São os seguintes os clubes participantes, além do clube anfitrião:
Sport Lisboa e Benfica, Hoquei Clube do Turquel, Associação Académica de Coimbra, A.E.Física de Torres Vedras, U.D.Oliveirense e A.D.Oeiras.
As entradas são livres e os jogos iniciam-se pelas 9h30m de sábado com o jogo de Benjamins entre o S.C.Tomar e a A.E.Física de Torres Vedras.

quarta-feira, setembro 06, 2006

ABERTURA DA ÉPOCA 2006-07

Realizou-se no passado dia um de Setembro, sexta feira, a reunião geral da secção juvenil do SCT. Presentes nesta reunião, dirigentes treinadores, atletas e encarregados de educação.
Era o momento há tanto esperado, em especial pelos mais pequenos, para quem as férias da escola são pequenas mas as do hóquei são muito grandes.
Após uma breve alocução do presidente do SCT, professor Rosa Dias, dividiram-se os presentes pelos diversos escalões para uma mais específica informação de horários e projectos para a época.
Agora só resta pôr mãos à obra. Matéria prima não falta e a vontade de começar é muita.
À guiza de aliciante, podemos desde já confirmar a presença do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica na primeira realização da época, o Torneio Tomarjovem a realizar com todos os escalões do hoquei juvenil nos dias 23 e 24 de Setembro no Pavilhão Jacome Ratton.

RECORDAR É VIVER - OU DIVIDIR PARA REINAR ?